O Morro do Paxixi abriga verdadeiras belezas naturais e é um perfeito camarote para quem aprecia o espetáculo do pôr do sol e a vegetação do cerrado da planície pantaneira. O acesso ao morro é pelo distrito de Camisão, a aproximadamente 23 quilômetros do centro de Aquidauana pela MS-450.

A paisagem durante o trajeto é rica em vegetação, boiadas, propriedades rurais e paredões. É possível fazer boa parte do percurso de carro, mas tem os aventureiros que vão de bicicleta ou a pé.

No meio do caminho há duas cachoeiras. Vale a pena uma pausa para tomar banho e se refrescar do calor habitual de Aquidauana.

De carro é possível chegar até o local onde ficam antenas de rádio, a partir de lá, começa ficar arriscado, um prato cheio pra quem gosta de aventura. Em meio à caminhada observamos uma casa simples, de alvenaria, que chama atenção de qualquer visitante. Lá mora o operador de transmissor de rádio que trabalha a 13 anos e conhece os mirantes com a palma de sua mão. Quem passa por alí tem todas as informações necessárias para contemplar a natureza do topo do morro, além dos outros mirantes que poucas pessoas conhecem.

Chegando no mirante do Paxixi, é possível avistar a planície pantaneira, ouvir o assovio do vento nos paredões, e claro, assistir o pôr do sol, um espetáculo.

Foto: Kiko Pereira

Fotos tiradas, é hora de retornar! Lembre-se que sua responsabilidade é sua segurança.

Já foi lá? Envie as fotos para o WhatsApp do JNE que publicamos.

Fotos enviadas pelos leitores:

Família Parodi