Ministério da Agricultura investe em programa de bioinsumos para reduzir uso de fertilizantes químicos.

Lançado nessa quarta-feira, o Programa Nacional de Bioinsumos pretende estimular a pesquisa, a produção e o uso de produtos biológicos na agropecuária do país.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o manejo integrado de pragas com produtos biológicos, não químicos, já ocorre em 10 milhões de hectares. E em cerca de 40 milhões de hectares de área são usadas bactérias promotoras de crescimento.

Segundo o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, a expectativa é do incremento de cerca de 13% na área com utilização de bioinsumos.

Para os técnicos do Ministério da Agricultura, o programa pode ajudar a reduzir a dependência de insumos importados.

Insetos, bactérias, fungos e microrganismos podem virar bioinsumos que ajudam a controlar pragas, melhorar o solo e substituem agrotóxicos. O secretário de defesa agropecuária, José Guilherme Leal, exemplifica.

A proposta inclui criação de linhas de crédito para incentivar a adoção dessas tecnologias dentro das propriedades rurais e em cooperativas.

Para o secretário de Defesa Agropecuária, o produtor brasileiro já está sensibilizado. A demanda natural de produtores orgânicos também começa a chamar a atenção de grandes produtores, como os de soja.

Para conhecer melhor as alternativas, os produtores rurais podem consultar pelo celular uma lista de produtos de origem biológica indicados para nutrição, controle de pragas e doenças de diversas culturas agrícolas.

O aplicativo Bioinsumos – desenvolvido pela Embrapa, está disponível gratuitamente para smartfones de sistema Android ou IOS.