Nesta quinta-feira, 02 de julho, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul autorizou o início da obra de pavimentação da MS-442. Orçada em R$ 13,9 milhões, a implantação da pavimentação será de 11 quilômetros, no trecho da BR-262 ao Distrito de Taunay.

A ordem de serviço para início da obra foi dada pelo Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel junto com o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, ladeadores pelos caciques e lideranças indígenas das aldeias da região.

A equipe de saúde de Aquidauana recepcionou as pessoas aferindo a temperatura e fazendo a higienização com álcool e solicitando que todos permanecessem de máscaras o tempo todo.

Também prestigiaram o ato secretário especial do escritório de gestão política do gabinete do governador, Sérgio de Paula, vice-prefeita de Aquidauana, Selma Suleiman, primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, os deputados federais Beto Pereira e Rose Modesto, deputados estaduais Paulo Correa (presidente da Assembleia Legislativa) e Felipe Orro, vereadores aquidauanenses, prefeito e vereadores dos municípios vizinhos e autoridades civis e militares.

A comunidade indígena esperava por essa obra há mais de 40 anos e mesmo o evento sendo distante das casas, num trecho da estrada próximo à BR 262, indígenas optaram em comparecer ao ato de assinatura da ordem de serviço para contemplar in loco o maquinário começando o serviço.

Conforme o secretário Eduardo Riedel, que no ato representou o governador Reinaldo Azambuja, a pavimentação da MS-442 faz parte do pacote bilionário de obras para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul lançado pelo governador Reinaldo Azambuja no último dia 6 de março, que foi elaborado com base nas demandas do programa Governo Presente, que classificou no segundo semestre de 2019 as prioridades mais importantes em cada cidade de MS.

“Hoje, aqui, estamos autorizando uma obra que foi apresentada como prioridade no pedido do prefeito Odilon Ribeiro e de todos os vereadores ao governador, quando estivemos aqui no Governo Presente”, afirmou o secretário Riedel.

O prefeito de Aquidauana agradeceu ao Governo do Estado pela parceria e compromisso assumido com o desenvolvimento do município em todas as regiões, ajudando a cidade a progredir e avançar nos diversos segmentos. “Tudo tem a sua hora e o seu momento, chegou o momento das aldeias e do distrito de Taunay”, completou o prefeito.

A implantação da pavimentação da MS-442 é uma obra de infraestrutura que beneficiará a população com melhores condições de acesso ao Distrito de Taunay e às aldeias da região, facilitando o escoamento da produção agropecuária, da agricultura familiar indígena, turismo nas aldeias e dinamizará o transporte dos ônibus escolares e das ambulâncias.

Julison Farias, cacique da Aldeia Água Branca, discursou representando da comunidade indígena da região de Taunay-Ipegue e destacou a importância deste dia para as famílias indígenas. “Hoje presenciamos a concretização de um obra que é uma conquista de toda comunidade terena, que há décadas anseiam por esse sonho. O asfalto vai permitir mais segurança no transporte de todos que usam a estrada. Essa pavimentação vai garantir que o nosso povo tenha mais dignidade”, afirmou o cacique.

Fonte: AGECOM