A Delegada Regional de Policia Civil, Silvia Elaine Girardi dos Santos informou ao site Portal de Aquidauana, que no sábado, 18, a Saúde de Aquidauana em contato com a autoridade policial, informou sobre o teste positivo para coronavírus de uma mulher que deu entrada no dia 7 de julho na unidade policial, por conta de um mandado de prisão preventiva.
Segundo a autoridade policial, a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana mantinha a disposição da justiça 7 mulheres e 3 homens em celas separadas. Todos aguardavam vagas no Estabelecimento Penal através da AGEPEN.
Os testes foram realizados em cinco das presas durante a semana, por apresentarem sintomas gripais, sendo que apenas um resultado dos cinco aguardados, confirmou positivo para a Covid-19. As duas outras detentas ingressaram posteriormente na carceragem e ainda não foram testadas.
O Poder Judiciário – Comarca de Aquidauana, foi oficiado pela autoridade policial titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, solicitando a remoção imediata dos presos e presas em razão da necessidade de executar ação de desinfecção da Unidade Policial.
Os presos, os quais estavam isolados na cela masculina, sem contato com as detentas foram encaminhados ao EPA – Estabelecimento penal de Aquidauana. As presas foram liberadas e estão sendo monitoradas através de tornozeleira eletrônica.
Três das mulheres foram encaminhadas para a cidade de Dois Irmãos do Buriti, local de suas prisões, sendo que autoridades da área da Saúde daquela cidade foram comunicadas para que outras providências possam ser tomadas.
De acordo com informações da Delegada, flagrantes de responsabilidade da 1ª DP de Aquidauana serão lavrados na Delegacia de Polícia Civil de Anastácio, onde os envolvidos ficarão custodiados até decisão judicial.
Nesta segunda-feira (20) as dependências da 1ª DP de Aquidauana passará por um trabalho de desinfecção e não haverá atendimento ao público. Os boletins de ocorrências serão lavrados na Delegacia de Anastácio e Delegacia de Atendimento a Mulher, não havendo, portanto, nenhum prejuízo para a população.
A autoridade policial esclarece a população de Aquidauana que todos os protocolos da Vigilância Sanitária foram seguidos em conjunto com a Secretaria de Saúde do município de Aquidauana que monitora o isolamento da pessoa que apresentou resultado positivo para coronavírus, bem como das outras presas que tiveram contato com ela.
Fonte: Portal de Aquidauana