Uma grande vitória entre a categoria, foi a criação da Associação de Podologia de Mato Grosso do Sul, com sede na Capital, Campo Grande. Grupo de podólogos do Estado sentiu a necessidade da categoria se organizar, foi então que se uniram e colocaram em prática a criação da Associação.

Apesar da conquista, os os profissionais estão batalhando para que seja criada uma lei que regulamente atividade no Estado. No município de Aquidauana, a podologia é regulamentada, estabelecendo normas e procedimentos para o exercício da profissão.
A finalidade objetiva propugnar pelo progresso e ascensão da classe dos pedicuros, visando o congraçamento de seus associados e a defesa dos interesses da profissão; orientando o público na demanda de melhor assistência podiátrica, e se empenhando na solução dos problemas da classe.

A Podologia é uma área da saúde que estuda, previne , prognostica e trata alterações dos pés. Nosso principal meio de transporte são os pés, embora por vezes seja uma parte do corpo um pouco esquecida, é fundamental que haja um tratamento especializado para a prevenção de doenças e futuros problemas.

Vale ressaltar o papel importante que esses profissionais têm na identificação de lesões (calos, unhas encravadas, verrugas plantares) ou problemas dermatológicos (micoses) que surgem nos pés das pessoas. E esses transtornos são cada vez mais comuns porque a formalidade e correria dos dias atuais pedem com que homens e mulheres usem sapatos bem fechados.