Na tarde deste domingo (25), policiais militares receberam denuncia de que na Rua Acrópole, Bairro Danúbio Azul, em Campo Grande, dois homens de 56 e 51 anos faziam rinha de galos em sua casa. Os policiais encontraram 44 galos presos em gaiolas vários deles machucados e com as esporas cortadas. Ambos negaram as acusações e disseram que apenas treinavam os animais para depois vender.

Conforme informações policiais, ao chegar à casa questionaram o homem de 51 anos sobre a rinha de galos, ele negou   e convidou os policiais para entrar no terreno e olhar a propriedade e os animais que ele informou que apenas criava. Ao entrar no quintal, os policiais viram um galo dentro de um rebolo (espécie de ringue de galos), momento em que o homem de 56 anos pegou o galo e levou para os fundos da propriedade.

Os militares notaram que o galo estava com uma biqueira e também bucha nos esporões, caracterizando que era treinado para rinha. Durante a vistoria na casa, os militares encontraram 44 galos presos em gaiolas. No carro também foram encontrados 25 buchas, 18 esporas der plásticos, 27 biqueiras de couro e um de metal, três tesouras cirúrgicas, um gancho veterinário.

Na casa também havia diversas gaiolas, bem como 12 frascos de medicamentos antibióticos específico de uso veterinário, 14 injeções, 36 agulhas, 23 ampolas de soro fisiológico, os quais um dos suspeitos informou ser para tratamento das aves.

Ao ser constatado o maus-tratos os suspeitos mudaram a versão inicial e disseram que somente treinavam os animais para rinha e depois os vendiam e que não praticavam competição. Também foram apreendidos dois pássaros curió que estavam na propriedade.

Os dois homens foram presos em flagrante e levados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro.

Fonte: Campo Grande News