Bebê de 9 meses, moradora de Costa Rica, na divisa com Goiás, é a terceira vítima menor de 1 ano de idade da covid em Mato Grosso do Sul. Todas ocorreram em 2021, a partir da 2ª onda da pandemia.

O caso mais recente ocorreu na última terça-feira, 29 de junho, quando a criança chegou na Fundação Hospitalar já com o pulmão comprometido. No local foi testado positivo para covid e logo ela faleceu.

Os primeiros sintomas apareceram no domingo, 27 de junho, quando a menina, que tem hidrocefalia, apresentou febre e tosse. Na manhã seguinte, a mãe da bebê procurou uma unidade de saúde, onde foi informada que se tratava somente de uma gripe.

Como os sintomas continuaram, a criança foi atendida por um pediatra no Centro de Especialidades Médicas do município, mas devido ao estado de saúde, foi transferido ao hospital municipal.

Ela é a 3ª vítima da covid em MS idade inferior a 1 ano. A primeira morte ocorreu em fevereiro. Depois, o 2ª foi em maio e, por fim, o terceiro em junho.

Covid em bebês

Além de ser o grupo com menos mortes, os bebês abaixo de 1 ano também fazem parte da faixa etária com menos casos registrados da doença no Estado.

Até o dia 30 de junho, dos mais de 336 mil casos confirmados da doença, menos de 1% atingiram os pequenos. Foram 2.108 crianças abaixo de 1 anos que contraíram covid no Estado, conforme os dados oficiais.

Pela idade, a maioria contrai covid pelo contato com as mães ou responsáveis. Os principais sinais de que algo pode estar errado são: eles podem recusar alimentação, ficarem chorosos, muito moles, respirando um pouco rápido ou apresentando cianose labial, que é quando o lábio fica mais escuro do que o normal. Todos esses sinais indicam que a criança precisa ser levada ao médico.

A dica é seguir o básico: medidas simples como higienizar as mãos, manter o distanciamento seguro das pessoas e usar máscara já ajudam na prevenção dos adultos e crianças.

Fonte: Midiamax