Reprodução: TopMídiaNews

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizou, nesta segunda-feira (26), os dados do boletim epidemiológico Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Foram confirmados 271 novos casos e mais 16 óbitos pela doença no Estado.

Durante transmissão ao vivo, o secretário de saúde, Geraldo Resende fez um alerta para a taxa de contágio, que voltou a subir, e está em 0.87 depois de ter atingido 0.82 no dia 18 de julho.

“Significa que, infelizmente, parte da população acha que vencemos a doença, e começam a afrouxar as medidas de segurança. Apesar do avanço na imunização temos grande possibilidade de aumentar os casos com pessoas que não completaram o ciclo vacinal ou nas que não tomaram nenhuma vacina. Ou mesmo nas pessoas vacinadas, logicamente não estão imunes a terem a doença”, afirmou.

Outro dado analisado pela secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone foi o fechamento da 29° semana epidemiológica encerrada no sábado (24).

“No período de 18 a 24 de julho temos que comemorar. Na 29° semana tivemos 4.085 casos, o menor número de todo ano. Significa que essa comemoração é para nos estimular a continuarmos assim. Mesmo que estejamos aumentando a taxa de transmissibilidade. Não podemos deixar de nos prevenir”.

No mesmo período, foram confirmados 164 óbitos em todo Estado. Mesmo não sendo a menor de semanas anteriores, o indicador é menor que o recorde histórico de 397 em abril, ou mesmo os 367 da semana 23 que motivaram o último decreto estadual.

“Graças a muitas medidas não farmacológicas que vieram depois do decreto, tivemos esse decréscimo de óbitos e de casos confirmados também. No entanto, nossa taxa de letalidade é 2,5, temos que continuar observando, mantendo todas as medidas de prevenção. Mas o dado mais importante é o da taxa de contágio. Cada variante nova transmite mais rápido”, alertou.

Fonte: TopMídiaNews