Os Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira (30) que têm informações de que a Rússia quer comprar duas dúzias de armas diferentes da Coreia do Norte para usá-las na guerra na Ucrânia e que ofereceu alimentos em troca.

“Temos informações de que a Rússia está tentando ativamente adquirir novas munições”, disse John Kirby, um dos porta-vozes da Casa Branca, em entrevista coletiva por telefone.

Além disso, segundo o porta-voz, a Rússia se prepara para enviar uma delegação à Coreia do Norte para discutir essa nova troca de armas por alimentos.

De acordo com Kirby, no centro deste novo esforço está o cidadão eslovaco Ashot Mkrtychev, que sofreu sanção nesta quinta-feira do Departamento do Tesouro dos EUA por negociar com a Coreia do Norte a compra de armas para a Rússia.

Os Estados Unidos já haviam acusado a Coreia do Norte no ano passado de ter enviado armas para a Rússia. Em dezembro, especificamente, a Casa Branca disse que Pyongyang repassou ao grupo de mercenários russo Wagner um pacote que incluía foguetes e mísseis de infantaria.

Segundo o governo americano, as sanções à Rússia obrigaram o Kremlin a recorrer a outros países com governo não democrático para ter acesso a armas. A esse respeito, Washington garante que o Irã também enviou armas para a Rússia, especificamente drones.

No último mês de fevereiro, os Estados Unidos revelaram informações de inteligência de que a China estava considerando enviar armas para a Rússia, embora essa troca ainda não tenha ocorrido. Pequim, por sua vez, negou essas acusações.