Fonte: AGECOM

As escolas da Rede Municipal de Educação de Aquidauana (REME), estão recebendo as frutas e hortaliças da época, para incrementar a merenda servida aos alunos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.

Nessa última semana, a Prefeitura de Aquidauana via Secretaria Municipal de Educação, adquiriu 920 quilos de melancia e 610 quilos de abóbora paulista. Já para a próxima semana serão entregues mais 610 quilos de abacaxi.

As entregas começaram as serem feitas pelas escolas Erso Gomes e CAIC Antônio Pace. Esta produção de abacaxi, melancia e abóbora vem do Assentamento Indaiá 02, comprado do casal de produtores Gentil Martins Aleixo e Ondina Ramos Martins.

Em Aquidauana, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Produção, na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, tem desenvolvido políticas públicas de incentivo à produção da agricultura familiar, prestando gratuitamente aos pequenos produtores na cidade, aldeias, distritos e zona rural, o suporte técnico e maquinários.

“Auxiliamos na preparação do solo, no plantio, na colheita e, também, como orienta o prefeito Odilon Ribeiro, prestamos todo o apoio para que os pequenos produtores se regularizem para vender seus produtos para a merenda escolar. É um trabalho que a prefeitura tem desenvolvido em cadeia, começa no campo e termina no prato das crianças na escola”, detalhou a secretária de Produção, Paula Polini.

A compra dos alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar é um incentivo que a Administração Municipal proporciona, que assegura ao empreendedor rural emprego, renda e fluxo para produção, inclusive, para ampliar as espécies.

Do outro lado, pós-produção, a Secretaria Municipal de Educação organiza os cardápios inserindo os produtos da agricultura familiar como alimentos frescos, saudáveis e de qualidade.

A produção local garante produtos orgânicos e mais saudáveis para os estudantes do município e fomenta a renda nos assentamentos, aldeias e pequenos produtores da cidade.

No total, só nessas entregas de frutas e hortaliças da semana passada e desta semana, serão contempladas ainda mais 16 unidades escolares da zona urbana e mais 09 Centros Municipais de Educação Infantil. Em cada unidade escolar, a SEMED e os profissionais das escolas e CMEIs têm a obrigação de acompanhar e conferir a quantidade e qualidade dos alimentos comprados e entregues.

Com essa ação, a Prefeitura de Aquidauana cumpre o que determina a lei federal, destinando mais de 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

Fonte: AGECOM