Juliano Dervalho

Nesta quinta-feira, 01 de junho, a o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez a divulgação dos dados preliminares do Censo 2022, em Aquidauana. Em reunião, com o prefeito Odilon Ribeiro, vereadores e secretários, foi apresentado um panorama dos primeiros resultados obtidos após as entrevistas. O resultado final do Censo 2022 deverá ser divulgado oficialmente no final deste mês.

Participaram da reunião os vereadores Nilson Pontim (presidente do legislativo), Wezer Lucarelli (líder do prefeito no legislativo), Sebastiãozinho do Taboco, Valter Neves, Humberto Torres, Marquinhos Taxista, Sargento Cruz, Francisco Tavares e Clériton Alvarenga e os secretários municipais Ernandes Peixoto (Finanças), Patrícia Panachuki (Saúde e Saneamento), Wilsandra de Lima Béda (Educação), representantes do IBGE e Agraer de Aquidauana.

Até o momento, conforme os dados preliminares, Aquidauana tem 45.529 pessoas efetivamente contadas. Já os que recusaram e estavam ausentes, o IBGE fará estaticamente as imputações e, então, há a possibilidade de Aquidauana chegar na média de 46.500 a 47 mil habitantes.

“Nossa expectativa era de alcançarmos de 48 a 50 mil habitantes, pois é visível o crescimento populacional na cidade. Todos esses anos de gestão, temos feito grandes investimentos que atraem moradores, atraem universitários e empreendedores para nossa cidade. Mas, diante desses primeiros dados preliminares, avaliamos que, na atual conjuntura, só do município não perder em número de habitantes, isso já é bom. Pois, a perda de habitantes, reflete na diminuição e corte de recursos e verbas federais”, avaliou o prefeito Odilon Ribeiro.

Vale destacar que, o Tribunal de Contas da União (TCU) com base em dados do IBGE, calcula a distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), pago pelo governo federal de acordo com o porte do município. A prévia do Censo 2022 apontou que a maioria das cidades brasileiras é menor do que se pensava, logo, isso interferirá na distribuição do FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios pequenos.

A equipe do IBGE visitou a zona urbana, rural, distritos, aldeias e pantanal de Aquidauana, totalizando 24.680 unidades visitadas, sendo 21.153 casas. Conforme a metodologia de trabalho do IBGE, todos os dados coletados pelos recenseadores também foram comparados com as informações dos agentes comunitários de saúde.

Essa comparação, inclusive, serviu para que os próprios agentes colaborassem com os recenseadores na localização de moradores e, até mesmo, ajudar a convencer os cidadãos a responderem ao Censo.

Outro fator de destaque apontado pelo IBGE nos dados preliminares é de que, em Aquidauana diminuiu o índice de analfabetismo, se comparado ao Censo de 2010. Além disso, a população residente na área rural diminuiu, vindo a residir na zona urbana da cidade. Os distritos de Camisão e Piraputanga, de acordo com os dados preliminares desse Censo, também ganharam mais moradores.

“Gostaríamos de agradecer a prefeitura, pois o censo não é só o IBGE que faz, é a prefeitura com a sociedade e os demais órgãos. Viemos trazer os dados preliminares do censo e, se por ventura, as autoridades quiserem contestarem, será colocado em ata, e será registrado para os próximos censos, pois teremos o Censo Rural em 2025/2026”, explicou o coordenador de área Eric Becker Denardi, do IBGE.

Segundo a coordenadora de subárea do IBGE, Dóris da Silva Teixeira, em Aquidauana, as maiores dificuldades que a equipe encontrou foi casas muito distantes, cadeados nas porteiras e pessoas que se recusavam a atender os recenseadores.

“Tivemos bastante dificuldades no começo, não só em Aquidauana, mas no Brasil todo, das pessoas não conhecerem o trabalho do IBGE, então muitas pessoas recusavam a atender os recenseadores. Após as campanhas de conscientização, conseguimos fazer as visitas e tivemos um apoio significativo do prefeito Odilon, das equipes da prefeitura, da imprensa da prefeitura, sites e rádios locais, isso ajudou muito”, completou Dóris.

Ainda na avaliação do prefeito Odilon, os Poderes Executivo e Legislativo tinham uma expectativa grande de crescimento populacional no Censo 2022. “Aquidauana cresceu, não cresceu conforme o desejado, mas cresceu, e isso é importante. É importante também manter um crescimento sustentável e continuar trabalhando para atrair os investimentos, empregos e renda para a nossa população”, pontuou o prefeito.

Para o chefe do executivo aquidauanense, a cidade de Aquidauana está crescendo, se desenvolvendo e os investimentos público e privados atrairão um número maior de moradores e quem sabe no próximo censo, Aquidauana alcance os 50 mil habitantes.

“Além dos investimentos da prefeitura, eu credito que teremos um grande crescimento com a estruturação da BR-419, acredito muito no potencial turístico, na estrada do 21, que ajuda muito o turista a passar pela entrada da cidade. A gestão pública coloca investimentos nos bairros, todo mundo investe, reforma sua casa, amplia, compra imóveis e, com certeza, isso atrai mais gente e mais investimento, levando a cidade a crescer. Aquidauana não é mais uma cidade parada, está pujante”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

Crédito: Imprensa Prefeitura de Aquidauana – MS