Estudantes podem se inscrever no Prouni (Programa Universidade para Todos) a partir desta terça-feira (27). Os candidatos devem ter participado de uma das edições de 2021 ou 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Além disso, é necessário que não tenha zerado a nota da redação.

O programa é uma oportunidade de ingressar na universidade com bolsa de estudo integral e parcial, em cursos de graduação em instituições de educação superior privada. O público-alvo é o estudante que não tem diploma de ensino superior.

A bolsa integral é válida para o candidato que comprove renda familiar bruta, por pessoa, de até R$ 1,5 mil de salário mínimo. A parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos.

Os candidatos têm até dia 30 de junho para efetivar a inscrição no site.

Requisitos

O candidato deve ter cursado:

  • ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

O programa também estima vagas para pessoas com deficiência e professores que lecionem em rede pública, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.