Na manhã desta quarta-feira (05), aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, a abertura da Conferência Regional da Agricultura Familiar – Etapa dos Povos Originários do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Durante toda a quarta-feira, a conferência acontece em suas etapas no plenário da Casa de Leis.

A conferência é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e AGRAER, com apoio da Prefeitura de Aquidauana e Câmara Municipal de Aquidauana.

As conferências regionais, como a etapa em Aquidauana, têm por objetivo ouvir as necessidades das comunidades que trabalham com a agricultura familiar, identificando demandas e sugestões, para que os gestores possam analisar e possibilitar a inserção de recursos nos orçamentos Estadual e da União, para suprir as necessidades de políticas de fomento e fortalecimento da produção da agricultura familiar.

Compuseram a mesa de autoridades: o prefeito Odilon Ribeiro, o presidente da Câmara de Aquidauana – Nilson Pontim, o Deputado Estadual Zeca do PT, Humberto de Mello Pereira – secretário-executivo da SEMADESC, Washington Willeman de Souza – diretor-presidente da AGRAER, Dionedson Candido  – coordenador do SEAF/SEMADESC, Paula Polini – secretária de Produção de Aquidauana, Alberto França – coordenador substituto da FUNAI em Campo Grande, Sandro Omar – chefe de gabinete, no representando o Deputado Federal Vander Loubet, Danieli Luis – liderança feminina dos Povos Indígenas do Pantanal e o cacique da aldeia Limão Verde – Antônio dos Santos, que no ato representou os caciques da região.

Logo após a execução do Hino Nacional e da apresentação do grupo de dança das Mulheres Terenas, da Aldeia Bananal, a secretária Paula Polini abriu a conferência desejando sucesso aos participantes, ressaltando a importância da agricultura familiar para a alimentação das comunidades e fornecimento nas cidades.”

“Esse momento é muito importante, é reservado ao agricultor familiar de todas as regiões, em especial, nessa etapa os povos originários do Pantanal. Aqui, na conferência, é onde podem sinalizar ao Governo a direção da política pública que precisa ser implementada, seja na assistência técnica, créditos rurais, fortalecimento e sustentabilidade na agricultura e tecnológicos”, ressaltou a secretária Paula Polini.

O deputado estadual Zeca do PT também destacou que a conferência “é um momento histórico e importante”. “Promovendo as conferências para ouvir as comunidades, o governador Eduardo Riedel demonstra enorme sensibilidade com relação ao tema a ser trabalhado agricultura familiar dos Povos Originários do Pantanal”, completou o parlamentar.

Por sua vez, o prefeito Odilon Ribeiro fez um alerta às autoridades presentes de que “num mundo moderno atual e digital precisamos desburocratizar o acesso dos pequenos produtores aos investimentos, financiamentos, auxílios e, principalmente, às formas de vender e colocar no mercado os seus produtos”.

“Aqui em Aquidauana, temos um trabalho forte e alinhado para incentivar a agricultura familiar na zona rural, distritos e aldeias. Investimos em óleo diesel com recurso próprio, em assistência e maquinários, para ajudar os pequenos produtores a progredirem. Esse povo quer progredir, ser tratado com respeito, quer crescer e, para isso, precisamos desburocratizar, para poder fazer acontecer e ver essas terras boas frutificarem e a renda aumentar para as famílias. O Governo do Estado e o Governo Federal tem poder e força para ajudar a desburocratizar, a desenvolver e fortalecer a agricultura familiar em nossas regiões pantaneiras”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

Participaram da solenidade de abertura da conferência, os caciques e lideranças indígenas das aldeias das regiões indígenas: Taunay-Ipegue, Limão Verde, Nioaque, Buriti Sidrolândia, Buriti Dois Irmãos do Buriti, Cachoeirinha, La Lima, Pilaud Rebuá, Aldeinha, Tico Lipu, Povo Kinikinau, Povo Ofayé, Atikum, Kadiweu, Guató, Água Bonita e Guarani Kaiowa.

Também prestigiaram o evento os vereadores: Wezer Lucarelli, Valter Neves, Francisco Tavares, Clériton Alvarenga, Anderson Meireles, Éverton Romero, Tião Melo, Sargento Cruz; e vereadores de Anastácio, Nioaque e Miranda.

Imprensa Prefeitura de Aquidauana