Nesta quinta-feira (6), o Governo de Mato Grosso do Sul assina Acordo de Cooperação com o Governo Regional de Tarapacá (Chile). A assinatura acontece na Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Em janeiro, autoridades e empresários da região de Tarapacá estiveram em Campo Grande, em reunião com o vice-governador José Carlos Barbosa (PP), secretário Jaime Verruck e o secretário-adjunto Ademar da Silva Junior, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), o ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, além de empresários brasileiros.

A delegação chilena, na época, demonstrou interesse em estreitar relações comerciais com Mato Grosso do Sul, fazendo do Porto de Iquique uma porta de saída dos produtos locais para o mercado asiático.

Assim, o grupo já alinhava o Termo de Acordo de Cooperação. Entre as negociações, foram destacadas possíveis rotas para exportação de vários produtos, como a celulose. “A China comprou 60% de toda nossa exportação no ano passado. Temos como ampliar esse comércio e buscar outros parceiros, como a Índia e até o Japão”, apontou o secretário Jaime Verruck.

“Toda a lógica comercial futura de Mato Grosso do Sul está sendo construída em função da Rota Bioceânica, que fica pronta para começar a operar em dois anos. Até lá, temos uma série de providências que são fundamentais para viabilizar a Rota”, disse ainda Verruck.

Outro ponto que pode entrar no acordo é uma operação de voo direto de Campo Grande a Iquique.  “Vamos buscar condições para que isso se concretize a partir do amadurecimento das negociações com o Chile”, garantiu o secretário. Os chilenos reclamaram que a viagem até Campo Grande demorou 20 horas, contando a escala em , enquanto num vôo direto chegariam em três horas.

midia max