O Sindicato dos trabalhadores da Prefeitura de Anastácio – SITPAN, realizou um protesto na frente do Paço Municipal e pelas ruas da cidade na manhã desta terça-feira (11) já que a administração pública de ainda não cumpriu com o pagamento do piso dos professores e também “esqueceu” de reajustar o salário dos servidores municipais.

Na última quinta-feira, 06, foi enviado um ofício ao Executivo, com cópia para a Câmara Municipal, solicitando uma reunião para debater sobre as reivindicações, porém, até o momento, segundo o Sindicato, não houve devolutiva da gestão municipal, apenas da Casa de Leis, onde o presidente, vereador Ademir Alves junto com alguns vereadores, recebeu os representantes do Sindicato e foi relatado que o Executivo não irá receber os representantes para negociação e que irá agir da forma que achar necessário, sem nenhuma participação do Sindicato.

Este ano, até o momento, a administração pública de Anastácio ainda não cumpriu com o pagamento do piso dos professores, que é Lei e tem que ser cumprida e, também, não falou dos retroativos que devem ser pagos a esses profissionais a partir do mês de janeiro. Fato que tem gerado muita indignação entre a categoria.

Segundo publicação do Sindicato em sua rede social, entre os anos de 1997 e 2004, Nildo Alves de Albres foi o prefeito municipal de Anastácio e durante todos esses anos, assim como agora, não fez o devido reajuste salarial dos servidores municipais, totalizando, 17 anos sem reajuste até o momento, em sua gestão. O reajuste salarial dos servidores municipais não acontece desde o ano de 2014, com um salário base de 537 reais há 9 anos.

A reivindicação também é referente a uma promessa de campanha, que é a criação do Plano de Cargo e Carreira. O Sindicato pontua que o servidor público municipal tem é um plano de cargos totalmente defasado e ainda assim, vem sendo desrespeitado, pois o que se sabe é que não estão concedendo as mudanças de níveis e classe para muitos funcionários.

Isso também acontece com os profissionais do magistério, muitos vem reclamando por não terem a devida mudança de nível, mesmo atendendo aos critérios de formação, carga-horária e de terem entrado com pedido de mudanças.

Outra preocupação apontada pelo Sindicato é a problemática dos atestados médicos. Segundo a publicação, servidores estão trabalhando doentes, pois seus atestados estão sendo indeferidos pelo perito da Prefeitura. O Sindicato reforça que isso pode comprometer o serviço prestado à população, que a atual gestão prefere ignorar.

O Sindicato também realizará uma panfletagem às 17hs em frente a Câmara Municipal de Anastácio e às 19hs a categoria irá participar da última sessão na Casa de Leis para reforçar as reivindicações.

*Matéria editada às 11h55 para acréscimo de informações