Arquivo

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) liberou a Faixa de 3,5 GHz para mais 102 municípios em 17 estados brasileiros, o que possibilita a instalação da infraestrutura para implementação do 5G a partir de 31 de julho.

Mato Grosso do Sul é o quarto Estado com mais liberações, com sete municípios aptos a receber a tecnologia. São eles: Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia, Paraíso das Águas, Jateí, Juti e Sonora.

Os demais municípios estão localizados em Minas Gerais (22), Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (13), Paraíba (6), Espírito Santo (6), Paraná (5), Rio Grande do Norte (5), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso (4), Maranhão (2), Pernambuco (2), Ceará (2), Pará (2), Bahia (1), São Paulo (1), e Tocantins (1).

Vale reforçar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explica que a pasta está empenhada em disponibilizar o serviço o quanto antes.

“Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas estamos construindo um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes da data limite e mais de 30% dos municípios brasileiros já estão aptos para instalação da infraestrutura 5G”, destacou o ministro.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Fonte: Correio do Estado