Aracy Balabanian, em 'Passione' - Márcio de Souza/TV Globo

Nascida em Campo Grande, a atriz Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. À reportagem, o sobrinho caçula, João Balabanian, falou do legado construído pela atriz.

“Aracy era uma grande artista, levava a vida tranquila e curtia muito. Ela era uma referência para a nossa família”, disse João Balabanian.

A atriz estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer de pulmão desde o fim do ano passado. A causa da morte não foi revelada.

Aracy é filha de imigrantes armênios e aos 15 anos se mudou para São Paulo com a família. Na capital de Mato Grosso do Sul, a atriz foi homenageada com um teatro em seu nome: o Teatro Aracy Balabanian, que fica na rua 26 de Agosto, bem no centro da cidade.

O Teatro foi fechado em maio de 2016 e em julho do ano passado começou a ser reformado. Desde então, o local teve acesso restrito aos visitantes, assim como as apresentações no local.

Em nota, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lamentou a morte da atriz.

Aracy Balabanian tem teatro com seu nome na Capital – Reprodução

O Teatro Aracy Balabanian é um dos principais de Mato Grosso do Sul e a obra deve ser entregue até o fim do ano.

Trajetória de sucesso

Para realizar o sonho de estar nos palcos, Aracy teve que driblar a rejeição do pai, que era contra a filha seguir a carreira. “Eu comecei numa época em que não era bonito fazer televisão, nem teatro”, lembrou.

A atriz interpretou a manipuladora Filomena em “A Próxima Vítima”, de 1995. O papel lhe deu o prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte. A consagração de Aracy veio com Cassandra, em “Sai de Baixo”, de 1996. Ela vivia uma socialite decadente.

Aracy Balabanian como Cassandra em ‘Sai de Baixo’ – Reprodução/TV Globo

A atriz também participou das novelas ‘Da Cor do Pecado’ (2004), na qual foi a governanta Germana; e ‘Passione’ (2010), como Gemma, irmã mais velha do protagonista Totó (Tony Ramos).

Da tradicional matrona italiana, a atriz interpretou o papel da ucraniana Máslova Tilman em ‘Cheias de Charme’, em 2012.

Em 2013, Aracy Balabanian viveu Dona Bubu, mãe de Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), no remake de Saramandaia — o filho virava um lobisomem toda noite de quinta-feira.

No ano seguinte, fez a dona de casa Iracema, em ‘Geração Brasil’. Durante as gravações, atriz teve que se afastar durante cerca de um mês em decorrência de uma infecção respiratória — mas o núcleo que formou com as atrizes Daisy Lúcidi e Lady Francisco fez sucesso e foi ganhando espaço na trama.

Mais recentemente, Aracy Balabanian continuou mostrando seu talento nas novelas ‘Sol Nascente’ (2016) e ‘Pega Pega’ (2017). Em 2018, ganhou uma homenagem do elenco de ‘Malhação – Vidas Brasileiras’, quando completava 56 anos de carreira. A atriz fazia uma participação como Janete, a avó do personagem Kavaco (Gabriel Contente).

O último trabalho foi em 2019, no especial de fim de ano ‘Juntos a Magia Acontece’, interpretando Dona Rosa.

*Com informações do G1 MS