Aeronaves que atuam em diversas operações foram apresentadas durante realização de treinamento na Base Aérea da Capital - Gerson Oliveira/Correio do Estado

Além do uso de caças, por meio do Esquadrão Flecha, para defender o espaço aéreo brasileiro contra narcotraficantes, a Força Aérea Brasileira (FAB) também reforça as ações de segurança com o Esquadrão Para-SAR, que é especializado em ações de busca e salvamento, mas tem atuado, também, em ações de segurança, como o combate ao tráfico.

Em Mato Grosso do Sul, os militares são mais acionados para operações na fronteira, principalmente em Ponta Porã e Corumbá, onde funciona importante corredor para os traficantes.

Em nível nacional, o esquadrão realiza ações de busca e salvamento abrangendo toda a costa brasileira, principalmente na Região Nordeste, enquanto nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sul são operações mais voltadas para reforçar a segurança do espaço aéreo brasileiro.

Entre as missões que o Para-SAR já atuou pelo Brasil estão grandes desastres aéreos, como o do Boeing da Gol, que ocorreu em setembro de 2006, uma colisão no ar na área da Serra do Cachimbo que matou 154 pessoas.