Rufino ganhou ouro na paracanoagem - Douglas Melo/Reprodução

O “Cowboy de Aço”, o sul-mato-grossense Fernando Rufino garantiu mais uma vez a medalha de ouro na categoria VL2M200m do Campeonato Mundial de Canoagem e Paracanoagem. O evento foi em em Duisburg, na Alemanha.

A vitória garantiu a Rufino a vaga para as Paraolimpíadas de Paris de 2024. Este é o bicampeonato mundial do “Cowboy de Aço”.

Os principais nomes mundiais da categoria presenciaram a habilidade e esforço de Rufino na competição. Determinado, a conquista da medalha fortalece sua figura como um dos atletas mais promissores na cena paralímpica.

“Esta medalha de ouro é mais do que uma conquista pessoal para mim. Ela representa a superação de desafios, a dedicação incansável e o apoio incrível que recebi de todos ao meu redor. Essa vitória é para todos que acreditaram em mim e para todos que buscam superar as adversidades. Foi uma prova muito difícil, muito técnica. Tivemos que fazer muito leme durante a prova! Graças a Deus, estou muito feliz! Vai Brasil”, conta Rufino, emocionado.

Além do atleta eldoradense, o brasileiro Igor Tofalini também garantiu sua medalha de prata.

“É uma rivalidade muito profissional. O Igor é extremamente técnico, e essa competição foi muito bonita e desafiadora. Assim é o esporte. A vaga foi conquistada, e com a bênção de Deus, muito treino e dedicação, estaremos juntos em Paris no próximo ano”, relata Rufino.

Na Canoagem Paralímpica, o “VL” refere-se a canoa polinésia e o número 2 representa os atletas que têm o controle de tronco e braços. Ambas as categorias exigem um equilíbrio excepcional e uma combinação única de técnicas de remo para manter a estabilidade da canoa, impulsionando-a com eficiência.

Rufino levou ouro para casa – Douglas Melo/Reprodução

*Com informações do G1 MS