Superlua em Campo Grande - Henrique Arakaki/Midiamax

A segunda e última ‘Superlua azul’ do ano iluminou o céu de Campo Grande, nesta quarta-feira (30), e até São Pedro contribuiu afastando as nuvens para deixá-la brilhar – já que a previsão indicava chuvas para a Capital.

Conforme a Nasa, esse espetáculo é considerado raro e só volta a acontecer daqui a 11 anos, em novembro de 2032. A ‘Superlua azul’ ficou visível deste o final da tarde, mas o ‘evento’ começou oficialmente por volta de 21h30.

Para apreciar a ‘SuperLua’, a indicação era estar em locais altos, que tivessem o horizonte limpo, sem prédios ou árvores. Em Campo Grande, um bom local para fazer essa contemplação foi no Parque das Nações Indígenas ou altos da Afonso Pena.

Superlua ficou visível desde o fim da tarde – Henrique Arakaki/Midiamax

Além desse fenômeno, a lua atingiu seu ápice e o ponto exato que ela esteve cheia variou de acordo com o fuso horário. Em Mato Grosso do Sul, segundo o Observatório Nacional, esse momento aconteceu a 00h35, já na madrugada desta quinta-feira (31).

Superlua azul

Nesta quarta, a lua esteve maior e mais brilhante, pois ficou situada no perigeu – ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. A ‘Superlua’ desta quarta foi chamada, também, de “Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês – a primeira ocorreu no dia 1º de agosto.

O perigeu é quando a distância entre esse satélite natural e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.


Espetáculo no céu em Campo Grande – Henrique Arakaki/Midiamax

*Com informações do Midiamax