Caso envolveu militares do 9º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) - Ilustrativa

Oito militares do 9º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) foram atacados por um enxame de abelhas durante realização de exercícios no quartel do Exército Brasileiro, situado na Avenida Visconde de Taunay, em Nioaque, na tarde deste domingo (10). Um deles foi transferido em vaga zero para Campo Grande após ser intubado.

De acordo com informações preliminares, os insetos estavam em uma árvore no fundo dos alojamentos, onde eram realizadas ações de instrução da Operação “Selva Pantanal”.

Ainda segundo apurado, não há informações concretas sobre o estado de saúde dos demais, assim como a dinâmica do acidente.

Fachada do 9º Grupo de Artilharia de Campanha, situado em Nioaque – Reprodução/Google Street View

Incidência

Conforme apurado pela reportagem, este é o quinto caso registrado no ano. Em fevereiro, um idoso de 70 anos chegou a ser picado mais de 500 vezes em Três Lagoas.

Em maio, um segundo idoso de 80 anos foi vítima de um enxame de abelhas no condomínio José de Alencar, localizado no Bairro Monte Alegre, região do Pioneiros, em Campo Grande. Ao todo, a vítima recebeu 10 ferroadas da espécie conhecida como Europa, ou abelha-europeia, uma das mais populares no País.

Já no mês de julho, outro idoso levou 50 picadas na Rua Iturbides de Almeida Serra, na Vila Nasser, região norte de Campo Grande. O ataque durou mais de 20 minutos até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ele foi socorrido em estado grave e encaminhado ao Hospital Universitário.

Na noite de sábado (9), um idoso de 77 anos morreu após ser atacado por abelhas e ficar quatro dias internado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima teve agravamento no estado de saúde e não resistiu aos ferimentos internos. O homem fazia a limpeza do pasto quando foi atacado pelos insetos.

O que fazer

Em caso de ataque, também podem ser contatados os números de emergência. Independentemente do total de ferroadas, a vítima pode apresentar sintomas como queda de pressão, falta de ar e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo.

*Com informações do Campo Grande News