Noel dos Santos, de 54 anos, morreu quando capinava um terreno, em Bataguassu. O homem era dono da área, seria morador da cidade de Presidente Epitácio, no interior paulista, e teria ido à Bataguassu para fazer a limpeza do terreno.

De acordo com informações do Cenário MS, ele teve um mal súbito e acabou morrendo ao lado da enxada, perto do veículo dele que estava estacionado junto ao terreno.

O caso está sendo tratado como morte natural. Ainda segundo o Cenário MS, o corpo da vítima foi encontrado por volta das 14h30. E neste momento, os termômetros registravam 37°C, porém a sensação térmica poderia estar acima dos 40ºC.

Enquanto a umidade relativa do ar era de apenas 25%, no momento em que a vítima teve o mal súbito.

Não há informações se a vítima tinha ou não algum problema de saúde que pudesse ter sido agravado com as altas temperaturas.

Alertas sobre altas temperaturas

Desde o início desta semana, a Defesa Civil vem emitindo alertas sobre o calor excessivo e baixa umidade relativa, em grande parte do Brasil, inclusive na região centro oeste. Para a próxima semana, por exemplo, há previsão de que os termômetros passem novamente dos 40º graus em algumas cidades de Mato Grosso do Sul.

Diante dos dados alarmantes e da combinação perigosa para a saúde das pessoas (calor excessivo e tempo seco), a recomendação é sempre manter os cuidados básicos, como: se hidratar constantemente, evitar exposição ao sol e não realizar atividades físicas entre 10 h e 16 hs.

Algumas cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as mais quentes do Brasil nas últimas 24h, ultrapassando 40°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Entre 20 municípios do Brasil, Água Clara se classifica em 2º lugar entre as cidades que marcaram altas temperaturas, com 40,7°C. Porto Murtinho em 6º lugar, com 40,3°C. Uma das estações de Paranaíba pontuou 40,1, na 10ª posição do ranking nacional. Três Lagoas fecha a lista em 20º lugar, com 39,6°C.

 

midia max