É no Pantanal sul-mato-grossense, mais precisamente na região da Nhecolândia, que o gado caminha solto no pasto, se alimenta de gramíneas e vai para mesa como a principal proteína do prato. Quem opta por uma carne orgânica e sustentável sabe que, muito mais do que um produto extralimpo e no “padrão terroir”, o qual vai mexer no campo sensorial, também está fazendo uma escolha que respeita o meio ambiente.

“Criado no brejo”, com jogo de bolita e corrida de cavalo, entre outras brincadeiras, Leonardo Leite de Barros, de 62 anos, se orgulha do produto que comercializa hoje e da infância no Pantanal. Desde cedo, diz que tinha muitos amigos para brincar nas fazendas vizinhas, mas, jamais se esquecia dos afazeres e logo aprendeu a lidar com o gado.

Herdeiro de terras, sempre acompanhou a comercialização dos animais, porém, a única questão que não o envaidecia era o antigo modo de criação e abate, já que, nas palavras dele, a região possui uma “vocação” para carne sustentável e orgânica.

“Eu comecei há 20 anos, fazendo outro tipo de abate, mostrando o gado se alimentando de pastagem nativa do Pantanal. E vi que a região tinha uma vocação para produção de carne sustentável e orgânica, então, buscamos recentemente um caminho para rentabilizar este produto, que tem um gosto característico de carne de animal a pasto. Isto é pura sustentabilidade. E toda a carne brasileira pode ter esta característica. Aliás, a exigência por estes diferenciais está cada vez maior. O mercado exige que o produtor faça processos de certificação”, argumentou Barros.

Nos últimos quatro anos, no entanto, Leonardo buscou meios de profissionalizar o negócio e aí nasceu a BioCarnes, que produz de linguiças a hambúrguer pantaneiro. “Nossa comercialização já era feita com a grande indústria, mas, enxergamos a necessidade de uma indústria voltada para este nicho de mercado, uma carne com certificação e que tenha os predicados voltados à sustentabilidade, atendendo à questão social, ambiental e, principalmente, mantendo o olhar para este consumidor”, afirmou.