Secretário Jaime Verruck, da Semadesc, durante sobrevoo na região de Bonito - Mairinco de Pauda

Com as altas temperaturas e condições climáticas extremas, Mato Grosso do Sul está em alerta para a incidência de incêndios florestais. No último sábado (23), o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), acompanhou os esforços para controlar e combater incêndios florestais que têm assolado diversas regiões do Estado.

Juntamente com o diretor-presidente do Imasul, André Borges, o assessor bombeiro militar da Semadesc, tenente coronel Leonardo Rodrigues Congro, Verruck acompanhou os desdobramentos das operações de combate ao fogo, que, recentemente, devastaram uma vasta área de banhado em Bonito e, agora, colocam em risco os municípios de Porto Murtinho e Coxim.

Os incêndios florestais são uma preocupação crescente em todo o Brasil, especialmente durante os meses mais quentes do ano, pois devido às altas temperaturas e à falta de chuvas, criam-se condições propícias para o rápido alastramento do fogo, colocando em risco não apenas a biodiversidade local, mas também a segurança de comunidades inteiras.

Em Bonito, uma equipe de bombeiros, brigadistas e voluntários trabalhou incansavelmente para conter o incêndio que se espalhou por uma vasta área de banhado. Graças aos esforços conjuntos, o fogo foi controlado e não houve vítimas humanas. No entanto, a devastação ambiental é significativa, e a recuperação das áreas afetadas será um desafio de longo prazo.

Agora, o secretário Jaime Verruck e as equipes de combate a incêndios estão concentrando seus esforços em Porto Murtinho e Coxim, onde focos de incêndio ameaçam comunidades locais e ecossistemas importantes. A rapidez e eficácia das operações de combate ao fogo são cruciais para minimizar os danos.

O titular da Semadesc destacou a importância da cooperação entre diferentes agências governamentais, voluntários e a população em geral no combate aos incêndios florestais. Ele enfatizou que a prevenção é fundamental e pediu a colaboração de todos os cidadãos para evitar atos que possam causar incêndios, como o descarte inadequado de cigarros e queimadas não autorizadas.

“O governo estadual está trabalhando na implementação de medidas de prevenção de incêndios a longo prazo, incluindo a criação de áreas de escape, treinamento de equipes de combate a incêndios e aquisição de equipamentos especializados”, finalizou.

*Fotos: Mairinco de Pauda