Banhistas no balneário municipal de Três Lagoas, onde foram encontrado sete piranhas neste final de semana - Divulgação

No último (23), sete piranhas foram recolhidas no Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox em Três Lagoas, após banhistas relatarem que foram mordidos. O local é área de banho do Rio Sucuriú.

Segundo o secretário Desenvolvimento Econômico do município, José Aparecido de Moraes, não existem buracos na tela de proteção da área de banho, que justifiquem a entrada dos peixes que atacam. “Estamos fazendo varreduras e analisando como as piranhas entraram”, explicou.

José Aparecido orienta aos banhistas que evitem entrar na água com algum tipo de ferimento ou sangramento, porque o sangue atrai ainda mais peixes da espécie.

O secretário explicou ainda que no Rio Sucuriú existem muitas piranhas, porém garante que a área do balneário é segura e adequada para o banho, apesar de não ser a primeira vez que as piranhas apareceram no lugar.

“Já ouvimos biólogos e pescadores experientes, mas se alguém conhecer outras técnicas, nós queremos ouvi-las. Nós temos salva-vidas e mergulhadores prestando todo apoio à população que frequenta o balneário”, afirmou José.

O ataque de piranhas no balneário não é novidade, no início do ano local ficou fechado por duas semanas e o fato voltou a acontecer em maio. Na época, a Sedect (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) realizou uma operação para retirar os peixes da área de banho, resultando na captura de 10 piranhas um dia após os ataques.

Conforme noticiado pela reportagem em 5 de janeiro deste ano, foi colocada uma rede de contenção em volta de toda a área de banho, mas mesmo assim ocorreram os ataques. O prefeito da cidade, Angelo Guerreiro (PSDB), visitou o balneário na ocasião e disse que tem uma equipe de manutenção analisando se na área de banho ainda existem piranhas e se há buracos na rede de contenção. Só no mês de dezembro do ano passado, foram cerca de 20 ataques de piranhas aos banhistas. “Então tomamos a decisão, temporariamente o Balneário Municipal está interditado. Nossa equipe está fazendo o trabalho de arrastão para oferecer mais segurança”, disse.

De acordo com o secretário, o descarte de absorventes na água do balneário pode ser o atrativo das piranhas no local.

“É amplamente conhecido que o sangue pode atrair piranhas, o que aumenta o risco de incidentes. Infelizmente, todo fim de semana encontramos esse tipo de lixo na área de banho. Pedimos a conscientização das mulheres sobre o descarte adequado, pois esse descuido pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, à saúde pública e ao problema da presença de piranhas no local”, finaliza o secretário.

*Com informações do Campo Grande News