Governo de MS realizou pesquisa socioassistencial nos 79 municípios - Monique Alves

Servidora pública há 20 anos, Elizete Arruda, que atua como assistente de atividades educacionais pela Secretaria de Estado de Educação, em Guia Lopes da Laguna, classificou a iniciativa do Governo do Estado, em realizar uma pesquisa socioassistencial nos 79 municípios, como muito positiva e também como uma oportunidade para os servidores públicos. Ela faz parte de um grupo que participou de capacitação na última sexta-feira (6), na Capital.

“Eu me sinto muito privilegiada porque é muito importante a participação das secretarias em torno de um bem comum que é a população de MS. Essa pesquisa socioassistencial vem para promover uma igualdade e o desenvolvimento maior de nossa sociedade. É uma ideia muito positiva. E que venham mais oportunidades como essa também para os servidores. Estou muito feliz”, destacou a servidora.

Cada servidor participante da pesquisa, realizada no município em que reside e fora do expediente de trabalho no estado, receberá uma gratificação extra pelos questionários preenchidos. O objetivo da pesquisa, capitaneada pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), é coletar dados e encontrar pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente as que hoje não recebam nenhum tipo de benefício social.

Letícia Vieira, 24 anos, trabalha em uma escola da Rede Estadual em Selvíria. “Foi incrível essa ideia do Governo do Estado. Fortalece o servidor público e ajuda a sociedade como um todo”.

Titular da Sead, Patrícia Cozzolino agradeceu o empenho dos servidores em participar da pesquisa e ressaltou o grande benefício que gerará para as políticas públicas. A secretária também enfatizou que a pesquisa não é exclusiva de uma secretaria, mas que servirá de norte para diversas ações. “Agradecemos aos servidores de todas as secretarias pela participação e confiança nesse trabalho”, destacou.

Dentre os 375 servidores que atuarão nos municípios de MS, estão servidores de secretarias como a de Saúde, Administração, Justiça e Segurança Pública e do Detran.

Integrante da ação, a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (SEGEM), ligada à Segov, desenhou todo o plano amostral dessa pesquisa que vai ser realizada em mais de 29 mil imóveis, sorteou esses imóveis que vão fazer parte da pesquisa, realizando também a capacitação técnica dos coordenadores e entrevistadores de cada uma das regiões, num trabalho de análise.

A capacitação foi ministrada pelo Superintendente de Inteligência de Dados da SEGEM, Leandro Sauer, que ensinou a todos como manusear o aplicativo que vai ser usado para fazer as entrevistas, explicou sobre as peculiaridades de cada uma das questões e orientou como conduzir a pesquisa com os sorteados.

“O trabalho em parceria com a Sead foi bastante produtivo e promissor, todos ficaram muito entusiasmados para iniciar a pesquisa. A participação dos entrevistadores foi bastante positiva, foram tiradas todas as dúvidas sobre o questionário a ser aplicado, em como foi construído o plano amostral, como foram sorteados os imóveis e que tipo de cuidado tem de ter em algumas questões importantes que o questionário apresenta, enfim foram dois dias de capacitação enriquecedores para todos nós, o que leva a SEGEM a uma posição importante na participação da construção desse mapa da vulnerabilidade social de Mato Grosso do Sul”, destacou Leandro sauer, em nome da SEGEM, que tem como responsável o secretário executivo Thaner Castro Nogueira.

No geral a participação da SEGEM foi instrumentalizar as pessoas que vão trabalhar nessa pesquisa que tem a finalidade de construir o mapa da vulnerabilidade social de Mato Grosso do Sul.

Anderson Chadid, presidente do Grupo de Trabalho da pesquisa e secretário-adjunto da Sead, explica que todos os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachás e que os resultados devem ser conhecidos ainda neste ano.

Os pesquisadores devem iniciar os trabalhos já a partir desta segunda-feira (9).