Detran-MS iniciou o mutirão para finalização de 57 mil processos de CNH - Emmanuelly Castro

Nesta segunda-feira (9), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou o mutirão para finalização de 57 mil processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), oferecendo 400 vagas para exame prático de direção veicular. Mais de 80% das vagas foram preenchidas e 325 exames estão agendados.

O agendamento foi aberto para os CFCs (Centro de Formação de Condutores) agendarem os alunos que estão com o processo aberto e precisam ser concluídos até 31 de dezembro deste ano. Como a terapeuta ocupacional Bruna Moraes de Melo, de 28 anos. Ela iniciou o processo de habilitação em São Paulo, antes da pandemia. A jovem teve que parar, durante o período de afastamento social, e, depois, mudou de estado. “Eu vim terminar minha residência aqui em MS, atrapalhou um pouquinho. Mas aí a hora que saiu a nota de que foi prorrogado foi ótimo, porque senão não teria dado tempo. Todo o trâmite de transferência. Agora, deu tudo certo. Deu tudo certo, estou tranquila hoje”, contou Bruna, comemorando após ser aprovada no exame de baliza.

A dona de casa Noemi Miranda de Andrade, de 65 anos, também comemorou sua aprovação. Ela também teve o processo paralisado pela pandemia e acredita que teve muita sorte na prorrogação do processo e na aprovação do exame. “Foi ótimo o Detran prorrogar o prazo”, comentou dona Noemi.

A prorrogação dos processos e o mutirão de exames práticos também está movimentando os Centros de Formação de Condutores. Segundo a instrutora Edir Canhete, o momento é favorável também para os empresários, que tiveram que parar durante a pandemia. “Esses processos prorrogados, esses três, quatro anos, estão movimentando a economia dos CFCs, principalmente dos pequenos. Ajuda o empresário, também, que tem um nicho de clientes para movimentar a economia”, disse Edir Canhete.

Os processos da pandemia em andamento são: 10,5 mil que precisam passar pelo exame prático de carro, e outros 9,6 mil para o exame de moto. Já os processos iniciados este ano são 7,2 mil na fase de agendamento do exame prático de categoria A (moto) e 10,2 mil na categoria B (carro). “Diante da demanda represada da pandemia e mais os processos iniciados em 2023, o mutirão de atendimento foi uma forma que o Detran encontrou de possibilitar que esses candidatos se organizem junto aos CFCs para fazerem o exame prático”, avalia Lina Zeinab, chefe da Divisão de Exames.

Nesta terça-feira (10), serão 213 exames de carro e 50 exames de moto, totalizando 263 exames práticos. O próximo mutirão de atendimento para exame prático está previsto para os dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro.