Leandro Sauer ao lado de Luca, em viagem à Bolívia - Reprodução

Luca Montenegro Sauer, de 20 anos, conseguiu embarcar em avião para retornar ao Brasil na tarde desta terça-feira (10), em Tel Aviv, capital de Israel. A informação foi repassada pelo pai do jovem, Leandro Sauer, que acompanhou com angústia, de Campo Grande, o ataque do grupo extremista Hamas.

“A boa nova é que Luca conseguiu embarcar agora para Dubai em voo comercial”, disse Leandro. O voo tem conexão em Dubai, São Paulo e como destino o Rio de Janeiro (RJ).

Natural de Mato Grosso do Sul, Luca estuda História na Universidade Federal Fluminense (UFF) e estava na Cisjordânia – território comandado por Israel – para participar de um congresso acadêmico.

O pai do jovem contou à reportagem que o filho apresentou o trabalho no evento e foi surpreendido pelo conflito dias antes de retornar ao Brasil.

“Meu filho está em Israel desde o dia 27 de setembro para apresentar um artigo em um congresso internacional na Palestina”, relatou. Na segunda-feira (9), Luca conseguiu se deslocar até Tel Aviv com ajuda da embaixada mexicana.

O jovem preencheu um formulário na embaixada brasileira para viajar com a Força Aérea Brasileira (FAB), através da operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e territórios palestinos.

O avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros, também decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv nesta terça-feira (10), mas Luca não foi chamado para embarcar nele. Apesar disso, conseguiu a vaga no voo comercial.

Primeiro resgate da FAB

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30, com 211 passageiros, levantou voo às 20h12 no horário local (13h12 no horário de MS).

O avião fará um voo direto, sem escalas, e deve pousar em Brasília às 4h desta quarta (11). A lista de passageiros não foi divulgada por razões de segurança.

Segundo o Itamaraty, estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15).

A reportagem apurou que o governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. O Ministério das Relações Exteriores também monitora se brasileiros com passagem comprada estão conseguindo embarcar nos voos comerciais para deixar Israel.

1º voo da FAB com brasileiros se prepara para deixar Israel – Reprodução/GloboNews

*Com informações do G1 MS