Laika durante prova no Rio Grande do Sul - Corpo de Bombeiros/Divulgação

A cadela Laika, que integra missões de salvamento do Corpo de Bombeiros, em Mato Grosso do Sul, foi aprovada em mais uma prova nacional e, agora, pode atuar em ocorrências em todo o Brasil. A etapa ocorreu durante o XXI Senabom (Seminário Nacional dos Bombeiros) 2023 e o animal passou com mérito, se destacando e provando toda a sua competência, de acordo com a corporação.

Assim, Laika, que é da raça pastor holandês e está com pouco mais de quatro anos, coleciona mais esta certificação. Neste caso, se torna apta a atuar em salvamentos e resgate, com a Certificação Nacional de Cães – Buscas Urbanas.

Cadela Laika durante provas em Mato Grosso do Sul – Corpo de Bombeiros/Divulgação

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, Laika começou a atuar muito jovem e, desde então, recebe treinamentos contínuos. “A prova consistia em duas etapas, sendo a primeira com exercícios de obediência e destreza, onde é demonstrado o adestramento do cão junto de seu condutor. Já a segunda etapa foi uma simulação de duas pessoas desaparecidas, onde a cadela precisa encontrar as mesmas em até 20 minutos”, explicou à reportagem o sargento e instrutor Thiago Kalunga.

Após o evento, Laika retornou ao canil, em Campo Grande, porém, poderá se deslocar a qualquer momento em futuras ocorrências no país. Ao todo, Kalunga conta que ela já possui nove certificações, tendo em vista que já realizou provas no Mato Grosso, Rio de Janeiro e agora no Rio Grande do Sul.

Cadela Laika durante provas em Mato Grosso do Sul – Corpo de Bombeiros/Divulgação

A corporação também ressalta que “a dedicação e o profissionalismo são um exemplo inspirador para todos nós, demonstrando como os cães podem desempenhar um papel fundamental em operações de resgate e salvamento”, diz.

Veja alguns momentos da prova em que Laika foi aprovada:

*Com informações do Midiamax