Fachada do DSEI-MS ocupada por lideranças indígenas na terça-feira - Alex Machado/Campo Grande News

Lideranças indígenas que estavam no DSEI-MS (Distrito Sanitário Indígena), em manifestação contra a nomeação de Lindomar Ferreira da Silva, desocuparam a sede em Campo Grande. Cerca de 100 lideranças se reuniram para efetivar a posse de Lindomar.

O novo chefe do Dsei-MS informou à reportagem que na quarta-feira (18) assinou o termo de posse em frente das lideranças que estava presente. Ele relata que as pessoas que estavam ocupando o espaço “tiveram a compreensão de que não valeria a pena porque é uma decisão do Governo Federal e eu também sou indígena, sou terena”, comentou.

Segundo ele, no horário da assinatura do termo de posse, além das lideranças, havia representantes da Funai, Governo do Estado, servidores e colaboradores do distrito. “Me apresentei e me coloquei à disposição acima de tudo para servi-los”, informou Lindomar.

Próximas ações

Ele explica que, nas próximas semanas, atuará em conjunto ao Diasi (Divisão de Atenção à Saúde Indígena) para levantar tecnicamente as demandas dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul e relata que está em contato direto com o MPI (Ministério dos Povos Indígenas), que instaurou um comitê para combater a crise dos povos guarani-kaiowá no Estado.

“Acho que a saúde indígena precisa de muitos recursos, em especial ao saneamento básico pois todas as comunidades indígenas estão enfrentando a falta de água, por exemplo. Precisamos levar uma solução para isso e só conseguimos com recurso. Outra situação é a erradicação da fome, onde houver comunidade indígena, é preciso que o alimento chegue, independente do local”, destacou o novo chefe do DSEI-MS.

A posse será formalizada em um ato político no próximo dia 30, com expectativa de que membros do Ministério dos Povos Indígenas venham até a Capital, junto com a bancada federal, para celebrar o momento.

Lindomar Terena deixou diretoria no Ministério dos Povos Indígenas para assumir DSEI-MS – Arquivo Campo Grande News

Conforme apurado pela reportagem, Lindomar Ferreira da Silva, também conhecido por Lindomar Terena, ocupou a diretoria do Departamento de Promoção de Política Indigenista, do Ministério dos Povos Indígenas, durante quatro meses, e pediu exoneração justamente para assumir a coordenação do DSEI-MS

O distrito chegou a ficar quatro meses sem comando de janeiro a abril deste ano, até que em 17 de abril, Arildo Alves Alcântara assumisse a coordenação. Durante a posse, ele assumiu o compromisso de fazer uma gestão integrada, levando em consideração as origens e culturas dos povos originários.

*Com informações do Campo Grande News