Onda de calor deve começar a dar uma trégua nesta semana - Ilustrativa

Com máximas que ultrapassam 40ºC, Aquidauana e outros nove municípios situados em Mato Grosso do Sul dominaram o levantamento das maiores temperaturas registradas no Brasil durante a tarde desta segunda-feira (23), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Porto Murtinho (42,4), Nhumirim, distrito de Corumbá, (42,1), Corumbá (41,7), Água Clara (41,3), Coxim (41,2), Três Lagoas (40,9), Pedro Gomes (40,7), Miranda (40,7), Amambai, (40,7), Ribas do Rio Pardo (40,6) e Aquidauana (40,3) integram a lista. No entanto, Aragarças, em Goiás, lidera o ranking, com incríveis 43,4ºC.

Já Campo Grande voltou a bater recorde de temperatura. A estação meteorológica instalada no Bairro Santa Emília marcou 39,4ºC às 15h. Além disso, a umidade relativa do ar estava em 22%.

O Estado ficou vários dias com alerta de risco à saúde por conta de onda de calor de grande perigo. O aviso vermelho teve início no último dia 20 e foi válido até esta segunda-feira, indicando temperaturas até 5ºC acima da média. Ao todo, 31 municípios de Mato Grosso do Sul estiveram na área de abrangência.

As orientações da Defesa Civil para o calor são evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, entre as 11h e 15h. Outra recomendação é se manter sempre hidratado.

Por fim, a meteorologia indica que a onda de calor deve dar uma trégua a partir desta terça-feira e a semana deve ser de pancadas de chuva nas regiões central, leste, sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.

*Com informações do Campo Grande News