Ademir de Paula também era conhecido como 'Cigano', na região de Ponta Porã - Divulgação

Na madrugada deste domingo (27), Ademir de Paula, conhecido como “Cigano”, morreu enquanto trabalhava em uma fazenda na região de Ponta Porã. Recentemente, o homem havia sido confundido com o “Maníaco da Laterna”. Ademir faleceu horas após o suspeito de cometer os crimes ser preso.

De acordo com o secretário municipal de Segurança de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, Ademir esteve na sede da pasta, acompanhado de seu advogado, para esclarecer o fato de sua imagem ter sido erroneamente associada ao “Maníaco da Lanterna”, um criminoso que vinha aterrorizado a população que trafega pela rodovia MS-164, com uma série de ataques a veículos.

Ademir chegou a gravar um vídeo, que foi amplamente divulgado pela mídia e redes sociais, no qual relatou sua inocência. Além disso, o delegado Clealdon Alves de Assis Junior, responsável pelas investigações relacionadas aos ataques do “Maníaco da Lanterna”, esclareceu que se tratava de uma notícia falsa.

“Peço ajuda da imprensa para que oriente a população a não fazer postagens em redes sociais sobre pessoas suspeitas, isso pode fugir ao controle das forças de segurança. Qualquer informação deve ser levada ao conhecimento exclusivo das polícias e nós adotaremos as medidas pertinentes”, afirmou Clealdon Junior.

Segundo o delegado, a população disseminou a informação falsa apontando o morador como suspeito. Após checar o caso, a polícia descartou a participação desse homem como suspeito.

“Ele pediu nosso auxílio, bem como do secretário de Segurança de Ponta Porã, e orientamos que se ele sofrer qualquer tipo de ameaça, que procure a delegacia para registro de ocorrência e adoção das providências cabíveis”, disse o delegado, dias antes da morte de Ademir.

De acordo com Clealdon, a polícia tem orientado a população sobre a responsabilidade em disseminar fake news. “As informações devem ser dirigidas às forças policiais, não devendo ser espalhadas em grupos de WhatsApp ou redes sociais”.

“Maníaco da Laterna”

Desde o dia 7 de outubro, ao menos oito carros foram atingidos por disparos de arma de fogo. Os ataques aconteceram nas rodovias MS-154, MS-164 e MS-384. Força-tarefa da segurança publica chegou a ser feita para identificar e encontrar o atirador.

Uma das vítimas, que não teve o nome divulgado, foi atingida na boca pelo suspeito. O ataque aconteceu perto dos barracos sem-terra às margens da MS-164, em Ponta Porã. À polícia, o idoso contou que viu uma pessoa de moto usando uma lanterna e após efetuar o disparo, ainda o perseguiu.

No dia 13 de outubro, diversos veículos foram atingidos por disparos na MS-384, na região de Antônio João. Três pessoas foram feridas pelos estilhaços provocados pelos tiros na lataria e vidros dos carros. A polícia trabalha com a hipótese de que os ataques tenham sido cometidos pela mesma pessoa.

*Com informações do Campo Grande News