Foto: Arquivo/Setescc

O Governo de Mato Grosso do Sul lança, nesta quarta-feira (13), por meio da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, pasta vinculada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), a Caravana da Castração. A cerimônia de lançamento ocorrerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, a partir das 8 horas.

Com investimento de R$ 6 milhões, o projeto é uma das grandes entregas do Programa MS Vida Animal, que tem como missão gerir políticas públicas que garantam os direitos de proteção à vida aos animais domésticos e em situação de rua.

Implementada no primeiro semestre de 2023, a Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal é inédita não só em Mato Grosso do Sul. “Somos o primeiro órgão estadual do Centro-Oeste a discutir políticas públicas de bem-estar animal”, pontua o assessor especial da pasta, Carlos Eduardo Rodrigues.

Diagnóstico

Para compreender o contexto da causa animal em Mato Grosso do Sul, a assessoria realizou escutas e seminários envolvendo técnicos de saúde, profissionais da área de zoonoses e protetoras de animais de todo o estado.

“Em cima destas discussões é que foi criado o programa MS Vida Animal seguindo os pilares do bem-estar animal. Esta primeira entrega da Caravana da Castração está pautada em duas diretrizes: o controle populacional e de zoonoses, e combate aos maus-tratos e abandono”, explica Carlos Eduardo.

Posteriormente, em novembro deste ano, foi publicado o Decreto Estadual n° 16.313, que institui o Programa Estadual de Políticas de Proteção da Vida Animal no Estado de Mato Grosso do Sul, o MS Vida Animal.

“O MS Vida Animal representa um compromisso sólido com o bem-estar animal em nosso estado. Estamos empenhados em implementar medidas eficazes para proteger e promover a vida dos animais, sensibilizando a comunidade e trabalhando em estreita colaboração com organizações dedicadas a essa causa”, enfatiza o titular da Setescc, Marcelo Ferreira Miranda.

Caravana

A Caravana da Castração vai contemplar 21 mil animais em todo Mato Grosso do Sul nesta primeira fase. Os pets vão passar pela cirurgia de castração e serão entregues aos seus guardiões medicados e já microchipados.

“Viemos estudando a melhor maneira de realizar a castração em massa. Na maioria dos municípios não existem clínicas veterinárias aptas a realizar o procedimento, então montamos a caravana com diversos prestadores de serviço que vão até as regiões oferecer um serviço gratuito, descentralizado e que é uma questão de saúde pública”, completa Carlos.

Além da Caravana da Castração, a Assessoria Vida Animal vai lançar o programa de conscientização que visa reforçar a importância da guarda responsável de animais e o combate aos maus-tratos e abandono. “Acreditamos que a guarda responsável é a base para construir uma relação saudável entre humanos e animais, e é por isso que estamos intensificando nossos esforços para combater os maus-tratos e o abandono”, destaca Marcelo Miranda.

O lançamento será nesta quarta-feira (13), a partir das 8h, no Auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Fonte: Comunicação Setescc