Bruno Rezende

Mato Grosso do Sul registrou crescimento econômico de 6,6% no ano passado, o terceiro maior entre todos os estados brasileiros. O índice supera a taxa nacional, que ficou em 2,9%. Com isso, o Estado fica atrás apenas do Mato Grosso, com 10,3% de crescimento, e do Tocantins, com 10,1%.

Os dados são da Resenha Regional do Banco do Brasil 2024, que mostram o desenvolvimento dos estados da federação. Em quarto lugar veio o estado do Alagoas, com 6,5%, e Paraná com 5,9%.

“Mato Grosso do Sul vive hoje o melhor momento econômico de sua história”. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, em sua apresentação no 1º Fórum do Trabalho de Mato Grosso do Sul, realizado na manhã desta quarta-feira (20) em Campo Grande.

Os dados apresentados pelo titular da Semadesc no evento validam a análise da Resenha Regional do Banco do Brasil 2024, que aponta um crescimento 6,6% do PIB sul-mato-grossense no ano de 2023.

O resultado, segundo ele, é fruto do ambiente favorável de negócios do Estado, focado no agronegócio mas com olhos voltados para a indústria da sustentabilidade, em busca de um Estado mais Próspero, Inclusivo, Verde e Digital.

“Temos políticas efetivas que garantiram a atração de investimentos ao Estado que chegam a quase R$ 19 bilhões no último ano e principalmente vivemos um momento de transformação na indústria do Estado”, destacou o secretário.

O resiliente mercado de trabalho sul-mato-grossense, além de manter uma taxa de 4% de desemprego, abaixo da média nacional, registrou em janeiro, a abertura de quase 5 mil novas vagas de trabalho.

Fonte: Comunicação Semadesc