Foto: Prefeitura de Aquidauana
Na manhã da última sexta-feira (12), aconteceu em Aquidauana a solenidade de inauguração da reforma do Posto de Saúde da Duque de Caxias, que dentre todos os postos é o maior em estrutura física, no qual funcionam as Estratégias de Saúde da Família (ESF): Cândido Pinheiro Filho e João Jorge Carneiro.
Com um investimento de pouco mais de R$ 1,6 milhão, integralmente de recurso próprio do município, a obra foi concluída e o posto reabre as portas para atender a comunidade, com espaço completamente reorganizado, salas climatizadas, novas estruturas de cobertura e mais seguro e acolhedor para os pacientes e equipes das ESF’s.
O prefeito Odilon Ribeiro afirmou que essa foi uma obra complexa, demorada, por conta de problemas com empresas que abandonaram o serviço e a prefeitura precisou relicitar, porém a espera terminou e o posto reabre mais bonito, funcional, organizado e climatizado para o bem-estar dos pacientes e equipes que atenderão ali.
“Muito feliz hoje, entregando essa obra, o maior posto da cidade e o que atende a maior parte da população, o Posto da Duque. É uma obra feita com muito carinho, foi R$1,6 milhão de recursos próprios investidos neste posto de saúde, pois a nossa população merece! Esse é um desafio o de entregar uma estrutura como essa, que melhora tudo! Melhora o atendimento, melhora a autoestima, melhora a condição de trabalho dos nossos servidores para prestar um serviço de melhor qualidade precisa dos investimentos, é a nossa obrigação e graças a Deus é mais um investimento entregue”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
Com este montante em recurso, foram feitas toda a substituição da parte elétrica, hidráulica, sanitária, instalação do projeto de prevenção e combate a pânico e incêndio, troca completa da cobertura do prédio e do auditório com instalação de estrutura metálica e telhas termoacústicas.
Além de ser reconstruído todo o calçamento interno e externo da unidade, os pátios internos receberam nova cobertura com telha de policarbonato, foi construída uma nova sala para atendimento odontológico e com espaço para o raio-x e, além disso, a Equipe Multidisciplinar também ganhou sala de atendimento nesse ESF.
Para deixar o Posto da Duque ainda mais aconchegante e bonito, a unidade ganhou paisagismo, jardinagem, sinalização visual, pintura interna e externa mais modernas.
Ao final da solenidade, imprensa, comunidade, secretários municipais, vereadores e todos os presentes puderam participar do descerramento da placa de inauguração, visitar as novas instalações reformadas do posto de saúde, bem como, também conhecer a equipe das ESFs que atenderão no local.
Fonte: Prefeitura de Aquidauana