O ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB, fez questão de afirmar em vídeo que circula nas redes sociais, seu apoio à pré-candidatura de Douglas Figueiredo para a prefeitura de Anastácio, um movimento que solidifica a posição de Figueiredo como o principal postulante ao cargo. Com um histórico de dois mandatos como prefeito da cidade, Figueiredo já possui um forte reconhecimento local e uma vasta experiência na gestão municipal, o que o torna uma escolha natural para suceder Nildo Alves, o atual prefeito, que abonou a ficha de filiação de Douglas no PSDB endossando sua candidatura.

A aliança com o PSDB traz consigo um suporte adicional: o respaldo do governador do Estado, a figura de maior proeminência hoje do partido em MS. Essa conexão política é crucial, pois abre portas para o recebimento de recursos estaduais que podem ser direcionados para a realização de obras e projetos de desenvolvimento em Anastácio. Esses recursos têm o potencial de impulsionar a economia local e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Além disso, o apoio do PSDB reflete uma estratégia partidária mais ampla, que busca expandir sua representação nas prefeituras de todo o estado de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, em nível nacional. Com a aproximação das eleições de 2024, o partido está mobilizando seus quadros e fortalecendo alianças para garantir uma presença significativa nos governos municipais.

Nesse contexto, a pré-candidatura de Douglas Figueiredo se destaca como uma aposta promissora para o PSDB, não apenas em Anastácio, mas como parte de uma estratégia mais ampla de crescimento político. Sua experiência comprovada como gestor municipal, aliada ao apoio político e aos recursos potenciais disponíveis, o posicionam como um candidato forte e competitivo para liderar o município nos próximos anos.

Conforme a pré-campanha avança, é provável e salutar ao processo democrático que haja outros nomes. É dado como certo que a disputa deva contar com pelo menos três chapas disputando a sucessão de Nildo, uma encabeçada pelo atual presidente da Câmara Municipal, vereador Ademir Alves e outra que ainda deve ser definida que deverá ser composta pela ex-secretária de Saúde Aline Cauneto, Adriana Elias ou a ex-vereadora Maria Vital.