Levantamento do InfoGripe, boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mostra Mato Grosso do Sul como um dos cinco estados brasileiros com tendência de aumento nas internações devido à covid-19 entre a população adulta. Os demais são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A análise se baseia em casos registrados nas últimas semanas epidemiológicas para a síndrome respiratória aguda grave, que inclui outras doenças além da covid-19. Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul aparecem junto a Mato Grosso do Sul nesse quadro geral.

A edição mais recente do boletim InfoGripe foi publicada na sexta-feira (6), com dados das últimas seis semanas. O material destaca o aumento do número de unidades federativas com casos de síndrome respiratória aguda grave associada à covid-19.

Marcelo Gomes, pesquisador coordenador do boletim, demonstra preocupação com o aumento associado à covid-19.

“A gente já tinha o sinal no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Goiás também. Agora, a gente já observa esse sinal também em Minas Gerais, nos estados da região Sul e no Distrito Federal. Então, temos agora um volume maior, um território mais amplo do nosso país com essa situação, com esse cenário de crescimento nas novas internações associadas à covid-19, especialmente na população de idade mais avançada”, disse.

Idades

Com relação às faixas etárias, o cenário aponta interrupção do crescimento das síndromes nas que haviam sofrido maior impacto: crianças e adolescentes entre 2 e 15 anos.

Revela, entretanto, aumento entre a população de idade avançada, conforme falou o coordenador do Infogripe. Em Campo Grande, segundo a publicação, crescimento também é acompanhado em relação a essa faixa etária. Gráficos mostram alta, mas com oscilação entre as últimas semanas.

Vacina

Diante desse quadro, é importante estar com a vacinação contra a covid-19 e gripe em dia.

*Com informações do Campo Grande News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui