A primavera começou às 4h20 da madrugada de hoje (23), pelo horário de Mato Grosso do Sul, com calor acima da média e umidade relativa do ar em índices de alerta ou emergência para todo o Estado.

A tendência é de altas temperaturas, especialmente nas regiões centro-sul, sudoeste e leste do Estado, onde a temperatura pode chegar aos 40ºC. Valores maiores poderão ocorrer em algumas cidades como Porto Murtinho, Bela Vista e Três Lagoas. Para Dourados e Grande Dourados, a tendência é de temperaturas acima dos 38ºC.

As chuvas devem ficar abaixo da média histórica em todo o Mato Grosso do Sul e a umidade relativa do ar deve permanecer muito baixa.

A previsão para esta quarta-feira, a previsão é de mais calor e umidade relativa do ar muito baixa. Os municípios de Sonora, Aquidauana, Água Clara, Terenos, Bandeirantes e cidades próximas, começam o dia com temperaturas acima dos 25ºC. À tarde o calor aumenta e a temperatura na região norte e do Pantanal deve chegar a 40ºC.

A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20% neste primeiro dia de primavera e o índice de radiação ultravioleta permanecerá em valores máximos. Hidratação e protetor solar são indispensáveis em dias assim.

Na Capital, a tendência é de sol entre nuvens pela manhã, com temperatura em 25ºC, mas à tarde, os termômetros devem marcar 37ºC com umidade entre 12% e 20%, configurando estado de alerta e emergência.

As informações são do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS).

Da Redação
Foto: Divulgação