Últimas notícias

Ação de Saúde em Aquidauana transforma vidas com nutrição e cuidado integral

A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe Multidisciplinar (e-Multi), tem promovido uma abordagem inovadora e humanizada para a saúde nutricional por meio do grupo NutriAção – Quando nutrir é transformar. Realizado semanalmente no polo da equipe e-Multi, o projeto se tornou um espaço de escuta, cuidado e acolhimento.

Inspirada pela Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO), a iniciativa vai além dos números na balança. Seu foco é combater estigmas, promover a saúde integral e incentivar práticas que valorizem a qualidade de vida, por meio da educação em saúde e do apoio emocional aos participantes.

Como parte do processo de desenvolvimento do grupo, em breve será realizada a primeira Oficina Culinária da e-Multi, que tem como objetivo estimular a alimentação saudável, o consumo de alimentos naturais e o preparo de refeições com afeto, prazer e consciência.

Sob a supervisão das nutricionistas Carolina Lais dos Santos e Rhaiza Camargo Barboza, o NutriAção conta atualmente com quatro turmas ativas: duas voltadas ao público adulto e duas ao público infantojuvenil. Cada encontro é cuidadosamente planejado, com o uso de metodologias ativas como jogos, dinâmicas e rodas de conversa, fortalecendo o protagonismo dos participantes e incentivando a escuta ativa no processo de cuidado.

A equipe também conta com a atuação de outros profissionais da e-Multi, como o educador físico Lázaro Rafael Duarte da Luz, que conduz atividades físicas adaptadas; a psicóloga Aline Carla da Rocha Soares Bento, que promove reflexões sobre alimentação, emoções e saúde mental; e a fisioterapeuta Gabriela Dorte, responsável pelas sessões de auriculoterapia, que contribuem para o bem-estar físico e emocional.

O projeto ainda firmou uma valiosa parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a doação de mudas frutíferas, ervas e hortaliças aos participantes e aos pacientes do programa Hiperdia. A iniciativa visa resgatar práticas tradicionais como o cultivo doméstico, promovendo autonomia alimentar e o cuidado com as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), de forma sustentável e educativa.

Mais que um programa nutricional, o NutriAção é um convite à transformação. Ele promove a reconexão com o corpo, com o alimento e com o bem viver, fortalecendo o cuidado integral à saúde de cada indivíduo.

Latest Posts

IPTU

Não perca