Três aeronaves roubadas durante um assalto ao Aero Clube de Aquidauana, em setembro de 2021, foram localizadas no Aeródromo Mondaca, em Cotoca, no departamento de Santa Cruz, na Bolívia.
Segundo as informações divulgadas, os aviões estavam em um hangar do aeródromo, que permanece sob custódia judicial das autoridades bolivianas devido à suspeita de vínculos com o narcotráfico.
O assalto ocorreu em 14 de setembro de 2021, quando 18 criminosos armados e encapuzados invadiram o aeroporto e levaram três aeronaves. Entre elas estava um Bonanza V35B, de matrícula PT-ING, que pertencia a empresários de Aquidauana. Uma das aeronaves, modelo Sky Lane, pertencia ao cantor e ator Almir Sater.
De acordo com o DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, as investigações apontam que a organização criminosa responsável pelo roubo teria contado com integrantes bolivianos. A suspeita é de que as aeronaves tenham sido furtadas para utilização por traficantes de drogas.
As circunstâncias envolvendo a localização dos aviões e um possível uso pelo crime organizado ainda são investigadas. Os proprietários aguardam autorização do governo boliviano para que peritos brasileiros possam ir até Santa Cruz, identificar as aeronaves e iniciar os procedimentos para recuperação e devolução dos bens.
Com informações do Ponta Porã News.


