A Prefeitura de Anastácio realizou nesta terça-feira (31), a 6ª Conferência das Cidades, no plenário da Câmara Municipal. A conferência seguiu o tema nacional, “A função social da cidade e da propriedade”, que tem ainda como lema: “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”. A conferência foi presidida pelo Gerente de Projetos do município de Anastácio, Reginaldo Angelo de Almeida, que em sua fala, agradeceu ao prefeito Douglas Figueiredo pelo apoio à realização do evento.
“Todos são muito bem-vindos a esse processo democrático de discussão de políticas públicas que tratam do desenvolvimento da cidade. A conferência é um espaço de se discutir ideias e propor ações pensando a urbanização, mobilidade e desenvolvimento sustentável da nossa cidade de Anastácio”, disse o presidente da conferência, Reginaldo Angelo.
O evento foi marcado pela palestra com o representante do Conselho Estadual das Cidades, Roberto Ortiz Paixão, que falou do tema da conferência e, também, sobre a regularização fundiária edilícia – política de arrecadação para os fundos de habitação, saneamento, mobilidade acessibilidade, garantindo a sustentabilidade.
A 6ª Conferência das Cidades de Anastácio teve como objetivos: propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos; sensibilizar e mobilizar a sociedade para estabelecer metas e ações para enfrentar os problemas existentes nas cidades; propiciar a participação popular dos diversos segmentos; e propiciar e estimular a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano.
Na conferência municipal foram eleitos sete delegados, de acordo com o quantitativo de vagas para cada segmento conforme o regimento do evento. Os eleitos foram: Reginaldo Angelo de Almeida e Eduardo Conche de Lima (Poder Público Municipal), Mário Alves Feitosa Junior e Lourival José Barbosa (Movimentos Populares e Sociais), Ellen Caroline Brites Leite e Aldo José dos Santos (Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa); Marcos Antonio Micnov (Entidades Empresariais). Dos quatro grupos de trabalho da conferência, foram elaboradas várias propostas que serão defendidas pelos delegados eleitos na etapa estadual da Conferência das Cidades, prevista para o mês de Julho, na capital.
Dentre as propostas destacam-se: reformulação e revisão do Plano Diretor do Município; criação do Conselho Municipal das Cidades; Mobilidade urbana entre os municípios coirmãos Anastácio e Aquidauana, com a implantação de ciclovias; exploração do potencial cultural por meio do fomento ao turismo, com ênfase na região peri-pantaneira; exigir da concessionária que tem os direitos de concessão de água e esgoto a implantação e funcionamento de 100% de esgotamento sanitário com Estação de Tratamento que comporte a demanda das cidades coirmãs Anastácio e Aquidauana; canalização do Córrego Pedra Preta; construção de passarela de acesso ao Residencial Cristo Rei, no Jardim Independência, viabilizando maior segurança aos pedestres e ciclistas.
O secretário municipal de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ernandes Peixoto frisou a importância da participação da comunidade e o Poder Público realizar a conferência municipal com espaço para os cidadãos debaterem o que é preciso ser feito na cidade e, também, analisar as mudanças primordiais no Plano Diretor Municipal.
Estiveram presentes no evento, o secretário Ernandes Peixoto, a chefe de Gabinete, Marilene Beltrão e a secretária municipal de Educação, Tânia Mara dos Santos Lima. (Com informações Assessoria)