Os dois menores de 16 e 17 anos que participaram do furto a casa de uma idosa na noite do último sábado (15), em Dois Irmãos do Buriti, foram ouvidos e liberados na manhã de domingo (16). Um deles ainda foi visto por moradores da cidade tomando café na padaria, que fica próximo a base da Polícia Militar. Já o maior, Marcos Henrique Sanches, 19 anos, continua preso. Eles entraram na casa da vítima e furtaram quase R$ 5 mil reais, além de semi-jóias, mas tiveram os planos frustrados por equipes das Polícias Civil e Militar, que fizeram uma verdadeira força-tarefa, a fim de dar uma resposta à população.
A delegada titular do município, Nelly Macedo, conversou com a reportagem do JNE e contou detalhes da ocorrência. Segundo a autoridade policial, o trio fez verdadeira devassa na residência da vítima, inclusive um dos menores já havia sido apreendido na última terça-feira (11), por posse de drogas. Já no local do furto, os bandidos tiveram a capacidade de evacuar em dois cômodos da casa. “Um dos adolescentes deixou alguns pertences pra trás e, acabamos identificando, saindo em buscas pela cidade, em conjunto com a Polícia Militar”.
A delegada ainda relatou que, durante as buscas por dois dos autores, estes deixaram os moradores da cidade em pânico, já que para fugir da polícia, pularam muros de residências e foram localizados no quintal de uma casa que tinha crianças. Um dos criminosos acabou dando o paradeiro do outro menor. Marcos Henrique já é conhecido na cidade por traficar drogas e tem o apelido de “tio caminhoneiro”.
Apesar de todo esforço e empenho por parte das equipes policiais, Nelly contou que teve que liberar os menores, porque de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Polícia Civil só tem autorização para manter adolescentes infratores apreendidos em flagrante, caso pratiquem ato infracional mediante violência ou grave ameaça. Como o fato se tratou de um furto, que é um delito que não possui essa característica violenta, a Polícia não pode mante-los apreendidos. “O que nos deixa frustrados e toda a sociedade revoltada, porque temos ciência que eles vão voltar a delinquir, prova disso é que ambos já possuem diversas passagens pela polícia por fatos similares”, desabafou.
A delegada relatou que ao conversar com o menor de 16 anos, ele sem remorso algum disse que pratica esses furtos pra comprar o que a avó não pode dar. “Mas quando questionado porque ele não trabalha para conseguir o que quer ele apenas riu com desdém, sem responder a pergunta”.
Moradores de Dois Irmãos entraram em contato com a reportagem do JNE para contar que, um dos menores ao ser liberado na Delegacia, naturalmente se dirigiu com o pai a uma padaria da cidade, que fica próxima a base da Polícia Militar, para tomar café da manhã. Já Marcos Henrique Sanches foi encaminhado na manhã desta segunda-feira (17) para o Presídio de Dois Irmãos do Buriti.