Avelino Neto
O secretário de Estado de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, pediu demissão do cargo, o que foi aceito pelo governador em exercício, Francisco Dornelles (PP). A informação foi confirmada nesta terça-feira (11) pela assessoria de imprensa do governo do Estado.
Beltrame continuará à frente da pasta somente até o fim do segundo turno das eleições municipais, no fim de outubro. “O substituto dele ainda não foi escolhido”, informou o governo do Estado em nota. a gestão da Secretaria de Segurança deverá ficar a cargo de Roberto Sá, atualmente subsecretário de Planejamento e Integração Operacional.
Gaúcho de Santa Maria, Beltrame completaria dez anos como secretário de Segurança do Rio em novembro. Ele fez carreira como delegado da Polícia Federal antes de assumir a função a convite do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).
Ganhou notoriedade no cenário político fluminense com a implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), que começou em 2008 e chegou ao seu auge em 2010, ano da tomada das comunidades do Complexo do Alemão. A saída de Beltrame já era cogitada desde setembro, quando alguns veículos de imprensa chegaram a noticiar que ele deixaria o cargo após o primeiro turno das eleições.