Aquidauana registrou mais de 30 ocorrências de estupro de vulnerável em 2020

54

Em entrevista ao Blog Mulheres Inumeráveis, da jornalista Giselli Figueiredo, a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Aquidauana, Joilce Silveira Ramos, afirmou que 33 registros de estupro de vulnerável foram registrados na Polícia Civil, sendo 24 na DAM e 9 na 1ª Delegacia, sendo que duas ocorrências com gravidez de menores de 14 anos que foram abusadas.

Uma cifra preocupante. Mas, a delegada pontua que é uma realidade que pode ser ainda mais grave, levando em consideração os casos que não chegam à Polícia. Então, a denúncia neste tipo de crime é fundamental, a fim de cessar essa prática de violência! A autoridade policial orienta que, se você viu indícios de que o abuso esteja ocorrendo, não tenha receio, procure a Delegacia da Mulher e denuncie de imediato para que o caso seja devidamente apurado e investigado. Neste aspecto a DAM exerce papel preponderante, por contar com policiais devidamente preparados para atuar de forma rápida na investigação, que tem na palavra da vítima a principal argumentação na comprovação do abuso.

É importante reforçar que, além da agressão física, o abuso deixa marcar psicológicas para a vida toda. Quanto antes a violência for estancada, mais rápido a vítima poderá ser encaminhada para acompanhamento psicológico. Tudo será tratado no sigilo, e que caso a Polícia constate que de fato não ocorreu crime, você não será responsabilizado por sinalizar um possível abuso.

Você também pode denunciar pelo número 181, no anonimato, onde as denúncias são analisadas e repassadas aos órgãos responsáveis para serem apurada.

Foto: Gabriela Bernardes