Campo Grande celebra dia internacional da animação com exibição de filmes gratuitos

32

por Jhoseff Bulhões

Em comemoração ao Dia Internacional da Animação, Campo Grande recebe nesta quarta-feira, a 12ª edição da mostra de curtas-metragens de desenhos animados brasileiros. A sessão será realizada no Mercado Cênico, na Estação Ferroviária, às 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público, a realização é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o apoio nacional da Endutex.

O maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 12ª edição em mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes. Ocorrido anualmente em 28 de outubro, a data é celebrada com uma sessão de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Entre os países que também participam simultaneamente, estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA.hugo_o_monstro_site

O Dia tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

“Uma das grandes forças do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como em muitas cidades do interior do Brasil, fazendo parte do calendário cultural de vários municípios que não tem salas de cinema”, ressalta Fabiano Florez, produtor nacional do evento.

Neste ano, foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de todo o país, sendo cinco selecionados para a Mostra Nacional e dez para compor a Mostra Infantil. Completando a Mostra Nacional e com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação nacional, a coordenação de júri resgatou o filme “O Átomo Brincalhão”, de 1964, produzido pelo diretor Roberto Miller, que abrirá o programa brasileiro. Devido ao grande número de filmes e da excelência dos títulos, o júri também propôs uma sessão extra de filmes brasileiros, chamada “Mostra Olhar Brasil de Animação”.

Desta forma, o DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando curtas de todos os cantos do país e com diferentes técnicas de animação pautado da diversidade de técnicas e linguagens. Entre as técnicas utilizadas pelos produtores, estão desenho sob película, 2D, 3D, Stop Motion, animação com objetos, Pixelation e desenho sobre papel.

SOBRE O DIA

Em 28 de outubro de 1892, o francês Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

 

Confira programação:

 

Mostra Nacional

O Átomo Brincalhão – Dir.Roberto Miller

Ed – Dir. Gabriel Garcia

Occupation: Animator – Dir. Bruna Berford

Castillo y el Armado – Dir. Pedro Harres

Los Rosales – Daniel Ferreira

Faroeste: Um autêntico Western – Dir. Wesley Rodrigues

 

Mostra Infantil

Miss e Grubs – Dir. Jonas Brandão e Camila Kamimura

Voa João – Dir. Humberto Avelar

Não seja Quadrado – Dir. Isaac Braz

Menina Bonita do Laço de Fita – Dir. Diego Lopes e Claudio Bitencourt

Kid Chup – Dir. Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn

Batalha de Máscaras – Dir. Iuri Araújo

Hugo, o monstro – Dir. Humberto Avelar

O Fim é o Começo – Dir. Agner Rebouças, Bruno Pere, Rodrigo Eba, OTA e Thiago Vaz

As Pintas de Junior – Dir. Humberto Avelar

Tênis da Hora – Dir. Thomas Larson

Serviço– O Mercado Cênico fica na  Rua Dr. Temístocles, 64, Esplanada Ferroviária, Centro.