O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) de Aquidauana realizou, na tarde de quinta-feira (26), seu tradicional Arraiá, reunindo pacientes, familiares e servidores em um momento de integração, acolhimento e valorização da saúde mental.
A programação contou com quadrilha, karaokê, bingo, sorteio de brindes, comidas típicas e muita animação, proporcionando um ambiente de convivência, alegria e fortalecimento dos vínculos entre os participantes.
Além do caráter festivo, a iniciativa teve como objetivo incentivar a socialização, estimular a expressão de sentimentos por meio da música e da dança e reforçar a participação dos pacientes nas atividades terapêuticas desenvolvidas pela unidade.
De acordo com a coordenadora do CAPS II, Jéssica Casanova, ações como essa desempenham um papel importante no processo de cuidado em saúde mental.
“O Arraiá vai muito além de uma confraternização. É um momento em que nossos pacientes convivem, interagem, fortalecem vínculos e demonstram suas potencialidades. Essas experiências contribuem diretamente para a autoestima, a autonomia e o processo terapêutico de cada um”, destacou.
A Prefeitura de Aquidauana reforça que iniciativas como essa contribuem para promover a inclusão social, o acolhimento e a qualidade de vida dos usuários do CAPS, fortalecendo o cuidado humanizado e a valorização das pessoas atendidas pela rede municipal de saúde mental.


