Últimas notícias

Celulares vão receber nono dígito a partir de maio em MS

por Jhoseff Bulhões

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que Mato Grosso do Sul e mais nove estados passarão a utilizar o nono digito no número no telefone celular. Em MS, a mudança ocorrerá a partir do dia 29 de maio e até o fim do ano todos os estados brasileiros já deve ter aderido ao sistema. O comunicado foi publicado ontem (8) no Diário Oficial da União.

O dígito 9 (nove) será acrescentado à esquerda dos atuais números, que passarão a ter o seguinte formato: 9xxxx-xxxx. Após as datas acima mencionadas, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Além das adequações técnicas por parte das prestadoras de serviço de telecomunicações, essa medida demandará da sociedade a realização de eventuais adequações em equipamentos e sistemas privados como, por exemplo, equipamentos PABX e agendas de contatos. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais do SMP das Áreas de Registro listadas, independentemente do local de origem da chamada.

Os Planos de Numeração dos serviços de telefonia fixa e Móvel Especializado não sofrerão alterações, permanecendo com códigos de acesso com oito dígitos.

Foto: Reprodução

Latest Posts

IPTU

Não perca