Com o fim do prazo para as convenções partidárias, os nomes dos pré-candidatos são anunciados. Ontem, o PSDB divulgou, após uma reunião entre o prefeito Nildo Alves, seu secretariado e vereadores, o convite para a convenção partidária marcada para o dia 4 de agosto, apresentando o ex-secretário Manoel Aparecido como o pré-candidato do partido à sucessão do atual prefeito.
O partido, que há alguns meses havia incorporado às suas fileiras o ex-prefeito Douglas Figueiredo, que administrou o município por duas vezes, prometeu que ele seria o candidato da sigla para disputar a sucessão de Nildo Alves, se estivesse à frente das pesquisas de intenção de votos. O critério para escolha do candidato seria baseado em pesquisas de intenção de voto realizadas antes das convenções. Diversos institutos de pesquisa percorreram bairros, vilas e áreas rurais do município. Na última pesquisa “para consumo interno” do PSDB, Douglas apareceu com uma larga vantagem nas intenções de voto dos anastacianos. Contudo, após a movimentação do prefeito e presidente do partido, as lideranças que haviam garantido o retorno de Douglas ao partido não conseguiram mais sustentar essa intenção.
Segundo fontes do JNE, a decisão final caberia ao ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente regional do PSDB, que poderia ou não acatar a decisão da executiva municipal de não seguir as diretrizes apontadas como critério para escolha do candidato.
Em resposta a essa situação, houve uma grande movimentação entre pré-candidatos de outras siglas e lideranças partidárias, sinalizando uma possível grande coalizão para enfrentar o PSDB. Considera-se a possibilidade de união entre Cynthia Figueiredo (UNIÃO BRASIL), Ademir Alves (MDB), Aline Cauneto e Adriana Elias (PODEMOS), todos até então pré-candidatos à prefeitura. Fontes do JNE indicam que já teria ocorrido uma reunião entre essas lideranças, sinalizando a intenção de se unirem contra a continuidade da administração de Nildo Alves, com o seu secretário à frente do executivo municipal.
Com isso, os planos do PSDB de continuar à frente da administração de Anastácio podem não se concretizar. Vale lembrar que a sigla tem como objetivo comandar mais da metade dos municípios do Estado e é conhecida por cumprir acordos pré-estabelecidos entre lideranças.
O JNE procurou Douglas Figueiredo, mas não obteve resposta. Vale lembrar que, durante sua administração em Anastácio, ele transformou a cidade, gerando empregos e proporcionando renda e sustento para muitas famílias, especialmente na agricultura familiar. Na educação, Douglas trabalhou na construção e reforma de escolas e creches, quadras cobertas, frota de ônibus escolares e elevou o salário dos professores ao nível do piso nacional.
Durante o mandato de Douglas, Anastácio se destacou nacionalmente por ser o município de MS que conquistou o maior número de casas do PAC-2, com a viabilização do Residencial Cristo Rei, idealizado no mandato do saudoso Cláudio Valério, que tinha Douglas como vice. Com o falecimento de Cláudio, Douglas assumiu a prefeitura e elaborou um minucioso projeto, com levantamento demográfico, social e econômico, contando com uma eficiente assessoria técnica da prefeitura no cumprimento de prazos e documentação. Durante esse trabalho, nos meses de novembro e dezembro de 2010, ele e sua esposa Cinthya participaram diretamente do cadastramento que embasou o projeto municipal. Douglas, junto com sua equipe, concluiu o processo de desapropriação de uma grande área para a construção das casas, incluindo mapas e fotografias aéreas da parte da cidade que recebeu as novas residências em sua proposta habitacional.
O JNE entrou em contato com Aline Cauneto, presidente do PODEMOS, e Ademir Alves (MDB). Aline disse que o partido tem nomes para disputar a sucessão municipal e que estaria aberto para alianças e apoios, o mesmo posicionamento do presidente da Câmara Municipal de Anastácio, que ratificou a inclinação a alianças e composição de acordos.