Com 42,8ºC, Aquidauana foi a cidade mais quente do Brasil na segunda-feira

Aquidauana registrou a maior temperatura do Brasil nesta segunda-feira (23), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os termômetros atingiram 42,8ºC no município, superando o calorão de Cuiabá (42,7ºC), mais conhecida como “Cuiabrasa”, famosa por registrar as temperaturas mais altas do Brasil.

Corumbá (42,5ºC), Coxim (42,5ºC), Nhumirim (42,3ºC) também aparecem na lista das cinco cidades mais calorosas do País.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmnet) divulgou alerta laranja de onda de calor para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Isto significa que as temperaturas estarão 5ºC acima da média por até cinco dias.

Massa de ar quente e seca, que atua no Estado, causa calorão, sol quente, altas temperaturas, tempo seco, céu sem nuvens (mas, encoberto por fumaça), baixa umidade relativa do ar e ausência de chuvas.

Campo Grande registra a maior temperatura do ano, de 39,8ºC nesta terça-feira

Campo Grande registrou nesta terça-feira (24) a temperatura mais alta do ano, com 39,8ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura de hoje superou os 39,4ºC registrados em outubro do ano passado.

Em setembro de 2020, Campo Grande registrou 40,8ºC, que é o recorde de temperatura máxima registrada na Capital, segundo dados do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão.

A tendência é que o calor continue intenso pelos próximos dias, não sendo descartados novos recordes.

O Climatempo divulgou ontem (23) que a nova onda de calor atinge o Centro-Oeste do país. A previsão é que, até quinta-feira (26), temperaturas fiquem acima de 39ºC em Campo Grande e 40ºC em cidades do interior do estado.

A onda de calor deve persistir, pelo menos, até quinta-feira (26).

O Inmet alerta sobre o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, com a umidade variando entre 12% e 20%. O tempo seco também pode causar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

Nas próximas 48 horas, as temperaturas devem variar entre 5ºC e 10ºC acima da média em Mato Grosso do Sul.

*Com informações do Correio do Estado