Com a presença de FHC, Azambuja inaugura primeira unidade do programa “Rede”

32

projeto pretende transformar a vida dos moradores do Dom Antônio Barbosa

por Daniela Lacerda

Com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, autoridades políticas e representantes do terceiro setor, foi inaugurado nesta sexta-feira (13), a primeira Unidade do Programa Rede Solidária na capital. O prédio leva o nome da esposa do ex-presidente, Ruth Cardoso (in memorian), por causa do seu trabalho incansável na área social. A socióloga Ruth Cardoso, foi a precursora de ideia de unir vários programas sociais e de transferência de renda em um só. E é com este foco que o programa Rede solidária irá trabalhar.

IMG_1297“Programas de transferência de renda devem existir, mas associado a projetos com este, que trazem uma oportunidade de pessoas que são carentes terem acesso à qualificação profissional e educação. Visando oportunizar para essas pessoas a geração de renda e o emprego, para que eles conquistem autonomia e um dia, não precisem mais dessa ajuda do governo”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em seu discurso o ex-presidente disse ainda, que sua esposa deve estar muito feliz, mesmo no plano espiritual, com a homenagem de ter seu nome na primeira unidade do programa Rede Solidária. “Não existiria uma razão melhor para lembrar o seu nome que não fosse num programa como este, que tem como objetivo a solidariedade e o amor pelo próximo, sua grande paixão”, completou Fernando Henrique Cardoso.

O bairro Dom Antônio Barbosa foi escolhido para instalação da primeira unidade por ser um dos pontos mais vulneráveis de Campo Grande. Nessa primeira etapa serão atendidas cerca de 850 pessoas em sete módulos que operam com 28 projetos.  Entre os módulos a serem trabalhados no Programa Rede Solidária estão: Educação, Cultura e Esporte; Esporte Cidadão; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; Horta Orgânica e Trabalho e Renda. Até 2018, a meta é inaugurar mais unidades do Rede no Estado e aumentar ainda mais o número de pessoas atendidas.IMG_1281

“O rede é importante porque vai oportunizar para toda a família uma chance de mudar de vida, oferecendo apoio para as mães com cursos profissionalizantes, que vão gerar  renda e emprego para toda a comunidade, além de um espaço para os jovens, com reforço escolar e atividades de lazer e cultura,  frisou o governador Reinaldo Azambuja.

IMG_1285O governador destacou ainda, a importância das parcerias com o setor privado e do terceiro setor, que foram grandes responsáveis pela viabilização do projeto.

Falando em nome dos beneficiários do programa vale-renda que são público alvo do projeto junto com a comunidade mais carente, a beneficiária, Eucina Velasquez, mãe de cinco filhos, agradeceu o apoio financeiro que recebe, que segundo ela coloca comida na sua mesa e disse acreditar que através do programa Rede irá conseguir uma chance de melhorar a vida, conseguindo o tão sonhado emprego. “Desejo chegar aqui um dia para o governador e dizer que não preciso mais do vale-renda porque já tenho emprego e condições”, finalizou.

No encerramento da inauguração o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso (84), foi homenageado pela Câmara de Vereadores, como visita ilustre da cidade.  Por fim ele pediu para  nós brasileiros recuperamos nosso entusiasmo, acreditando que o Brasil pode e vai vencer as dificuldades.

Fotos: Warren Nabuco